33 anos do Curso de Jornalismo – FAALC/UFMS

Postado por: Alexandra Pires do Prado Yari

Em comemoração aos 33 anos de curso, Jornalismo promove palestra com Cláudia Gaigher

No dia 24 de outubro foi comemorado mais um ano do curso de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Para celebrar a data, foi realizada uma palestra com a repórter  Cláudia Gaigher, seguida do lançamento de seu livro “Diário de uma Repórter no Pantanal”.

Pioneiro no estado de Mato Grosso do Sul, o curso de Jornalismo da UFMS foi criado em 1985, porém implementado quatro anos depois, em 1989, em uma articulação com o Sindicato de Jornalistas de MS.

O professor e coordenador do curso de Jornalismo, Felipe Quintino, ressalta a importância de marcar a data, escutando uma jornalista com mais de 30 anos de experiência e que se volta para a cobertura socioambiental, tão urgente no estado. Cláudia Gaigher trouxe a importância da atuação do jornalismo ambiental ao discutir os impactos da atividade humana sobre o meio ambiente, como despertar consciência sustentável na população e fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental. “O Curso de Jornalismo está totalmente alinhado com essa abordagem. Continuaremos firmes na formação de jornalistas conscientes do seu papel na sociedade, com a compreensão dos direitos humanos, da justiça social e do desenvolvimento sustentável”, destaca o coordenador.

Em suas redes sociais, Gaigher agradeceu pelo convite e escreveu sobre o encontro. “Adoro conversar com estudantes de jornalismo. Eles sempre trazem um novo olhar e esse compartilhamento me rejuvenesce e me abastece de carinho”.

Andrella Okata, acadêmica do Jornalismo, afirma que foi ao evento motivada pelo lançamento do livro, mas que a palestra surpreendeu e foi inspiradora para a carreira jornalística. “Ela vai a fundo em cada história e cada matéria que produz, você percebe isso na própria fala dela. Ela leva o jornalismo ambiental como forma de vida, até no jeito de se vestir”, comenta.

A jornalista também autografou os livros ao final do evento e prometeu voltar para outras e mais conversas tão necessárias para qualificar o jornalismo.