Professores do Curso

 

DANIELA GIOVANA SIQUEIRA

Professora da graduação em Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP e mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG. Desenvolve investigações com foco no estudo das relações entre cinema, história, educação e memória, com desdobramentos no campo da preservação audiovisual. Na UFMS coordena o projeto de extensão: “O cinema e o audiovisual na cidade: preservação e educação para as imagens e sons”.

JULIO CARLOS BEZERRA

É professor dos cursos de Audiovisual e Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Fez estágios pós-doutorais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Columbia University. Autor de Documentário e jornalismo: Propostas para uma cartografia plural (Garamond, 2014) e A eterna novidade do mundo: especulações sobre um certo cinema contemporâneo (Garamond, 2019). Repórter e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações (Revista Programa, Revista de Cinema, Bravo!, Mosh, Cinética etc.). Curador e produtor de diversas retrospectivas, como as de Abel Ferrara (CCBB, 2012), Samuel Fuller (CCBB, 2013), David Lean (2015), Jean Renoir (CCBB, 2016), Spike Lee (2018) e Scorsese (2019). Coproduziu e codirigiu a série Esquinas para o Canal Brasil (Globosat), dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017), e produziu o longa Tokio Mao (2019), de Marina Pessanha.

RODRIGO SOMBRA SALES CAMPOS

Professor adjunto do curso de Audiovisual da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Comunicação pela UFRJ, com doutorado sanduíche na New York University (bolsa CAPES). Mestre em Estudos de Cinema pela San Francisco State University (SFSU), EUA. Durante o mestrado, recebeu o Distinguished Achievement Award for Academic Excellence, prêmio conferido pelo College of Creative and Liberal Arts da SFSU. Curador das mostras The Open Boat: Cinema and The Maritime Imaginary (Coppola Theater, San Francisco, 2015) e O Cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora (CCBB, São Paulo, Rio, Brasília, 2017-2018). Organizou o livro “Cine Subaé – Escritos sobre cinema (1960-2023)”, de Caetano Veloso (Companhia das Letras, 2024). É autor de artigos sobre Carmen Miranda e os filmes Shadows (John Cassavetes) e The New World (Terrence Malick) no livro “Race in American Film: Voices and Visions that Shaped a Nation” (2017), editado pela Greenwood Press (EUA). Atua também como fotógrafo, tendo participado de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Em 2019, apresentou a exposição individual Noite Insular: Jardins Invisíveis, na Galeria São Paulo Flutuante. Publicado pela editora britânica Paper Journal, seu fotolivro Insular Night: Invisible Gardens (2019) foi escolhido entre os 10 destaques do ano pela revista ZUM e exposto no Instituto Moreira Salles-SP. Suas fotografias foram publicadas na Folha de São Paulo, O Globo, Carta Capital e em diversas revistas estrangeiras.

VITOR TOMAZ ZAN

Formado em cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez mestrado e doutorado em estudos cinematográficos e audiovisuais na Universidade Sorbonne-Nouvelle. Deu aulas em diferentes instituições francesas de ensino superior. Sua pesquisa concerne sobretudo ao cinema brasileiro do século XXI. No âmbito prático, sua investigação está voltada para a montagem e para o som, com formação em áudio pelo IAV.

RAMIRO GIROLDO ( Colaborador)

É professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua na graduação e na pós-graduação e ministra disciplinas ligadas à literatura, ao roteiro audiovisual e à escrita criativa. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição e doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), dedica-se a investigar a utopia, a ficção científica e as representações artísticas da violência e do horror. Também atua como produtor e roteirista audiovisual, junto à Astaroth Produções. Autor de diversos ensaios publicados em revistas acadêmicas, publicou em 2013 o livro de não-ficção Ditadura do Prazer: sobre ficção científica e utopia (Editora da UFMS) e em 2020 o romance Red Hookers (Editora Cabana Vermelha).

MÁRCIA GOMES MARQUES

É doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana – Roma/Itália (2002), orientador: Robert White, com pós-doutorado pela Universitat Autonoma de Barcelona/España (2011), e mestre em Comunicación (1995) pela Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá, orientador: Jesús Martín Barbero, com estágio de mestrado sanduíche pela Universidad Iberoamericana – México. Socióloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, e coordenadora do grupo de pesquisa “Mídia e mediações comunicativas da cultura” (UFMS/CNPq), é professora da Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso Sul – UFMS. Áreas de pesquisa: Teorias da Comunicação, Estudos de Recepção e Cultura Midiática.

MARCIO BLANCO CHAVEZ

Professor do curso de Audiovisual e Jornalismo da UFMS. Doutor e mestre em Comunicação na linha de Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, tendo atuado como professor substituto no curso (2015-2017). Curador e coordenador geral do Festival Visões Periféricas e do Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. Produtor do Na Real, seminário sobre documentário brasileiro contemporâneo.  Desenvolve pesquisas e projetos na interface entre cinema e educação com foco na produção audiovisual nas escolas e periferias. Tem experiência com realização de obras para televisão e cinema. É parecerista de projetos culturais na área de audiovisual.


REGIS ORLANDO RASIA

Professor do curso de Audiovisual e Jornalismo da UFMS. Professor universitário há dez anos, atuou como realizador audiovisual em produtoras e redes de Televisão. Doutor e mestre em multimeios pela UNICAMP com pós-graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação. Formado em Comunicação Social: Publicidade e propaganda. Possui interesse nas práticas da pós-produção e atua em linhas de pesquisas sobre o cinema brasileiro, filme-ensaio e cinema experimental.

FELIPE CORRÊA BOMFIM

Professor adjunto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), lecionando no curso de Audiovisual e Artes Visuais. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período sanduíche na Universidade de Leeds, na Inglaterra. Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Cinema na Università di Bologna, com período de intercâmbio na Alemanha, cursando 1 ano letivo no Curso de Cinema da Universität zu Köln (Universidade de Colônia). Estagiou durante quatro meses no Museu Nacional de Cinema da Áustria (Österreichisches Filmmuseum), sob a orientação de Michele Canosa (Università di Bologna) e co-orientação de Paolo Caneppele (Diretor do Acervo do Museu Nacional de Cinema da Áustria).Lecionou nas Universidades Anhembi Morumbi (2015-2019), São Judas Tadeu ,São Paulo (2018 – 2020) e Unimonte Santos (2019 – 2020), ministrando disciplinas como Direção de fotografia, Fotografia estática, Direção de Arte, Iluminação e vídeo, Produção em cinema, entre outras. Atuou como professor substituto na Universidade Federal Fluminense (UFF).Possui experiência profissional como operação de câmera, iluminação e direção de fotografia desde 2010.Atua em áreas de estudo como direção de fotografia, visualidades e cinematografia, construções do olhar, tecnologias e racismo, relações de poder, questões étnico-raciais, representações da negritude, eurocentrismo e branquitude.Participa dos Grupos de Pesquisa:”Narrativas audiovisuais e construções de identidade” (NACID), voltado aos estudos de representações afro-brasileiras e diaspóricas, questões de gênero, cinema e audiovisual negro e LGBT+; “Cinematografia, expressão e pensamento”, dedicado aos estudos em direção de fotografia (https://www.direcaodefotografia.com/).