Projetos de Pesquisa em música
Vozes e afetos: a composição musical a partir de estudos de fonética e fonologia
COORDENAÇÃO | Gustavo Rodrigues Penha
RESUMO | O presente projeto de pesquisa tem por objetivo produzir um estudo aprofundado em fonética e fonologia que funcione como suporte ao processo de elaboração de novas composições musicais para formações vocais instrumentais e mistas utilizando também de transformações eletrônicas em tempo real programadas em ambiente Max/MSP. Como método de pesquisa serão realizadas revisões bibliográficas análises de obras musicais (vocais e instrumentais) que se utilizem de um solfejo fonético e análises de comportamento dos conteúdos espectrais e dos envelopes dinâmicos de diferentes fonemas ? gravados ao longo da pesquisa com os participantes da equipe do projeto e por vezes produzidos em acoplamento com um instrumento musical. Em busca de uma aplicação artística dos estudos científicos realizados serão compostas peças musicais para diferentes formações instrumentais de modo a sintetizar em um processo criativo os resultados obtidos por meio da pesquisa.
Uma investigação sobre a preensão da batuta na atividade de regência
COORDENAÇÃO | Jorge Augusto Mendes Geraldo
RESUMO | Este projeto de pesquisa tem o objetivo de avaliar o impacto ocupacional da utilização da batuta no trabalho do regente. A primeira fase da pesquisa enviada nesta proposta tem como objetivos específicos: (a) realizar uma análise bibliográfica comparada entre as sugestões de preensão manual oferecidas pela literatura didática de regência e as demandas físicas das formas de preensão manual conhecidas na literatura da área de Saúde e Movimento. A intenção é verificar quais as demandas exigidas na preensão manual das sugestões dados pela literatura de regência. (b) analisar parâmetros específicos de construção das batutas disponíveis no mercado através de medições de laboratório incluindo: comprimento; Volume total; Volume da pera; Formato da pera; Localização do centro de massa/gravidade. As medidas servirão para avaliar se a construção das batutas leva em consideração as sugestões da literatura de regência.
ESTUDO DE PRÁTICAS CURRICULARES
COORDENAÇÃO | Manoel Camera Rasslan
RESUMO | Esta pesquisa pretende realizar o estudo de relatórios de práticas e estágios curriculares desenvolvidos nas etapas de educação infantil ensino fundamental e ensino médio da educação básica construídas como instrumento de finalização das experiências formadoras de docentes. Tal estudo busca evidenciar se diálogos são mantidos ou não com os documentos curriculares das redes de ensino e quais seriam eles; como são resolvidos os conflitos em torno das relações entre escola sujeitos e conhecimentos e; como se materializam as ideologias da formação humana em diferentes etapas de proposições. Acresce-se a isso a perspectiva de tomar os relatórios como registro do embate e/ou negociação que se dá não num espaço de elaboração consensual mas de projetos em disputas por uma hegemonia ainda que provisória ou instável para a fixação de sentidos sobre ?ser ou tornar-se professor?. Tal quadro de análise remete-nos para a perspectiva de analisar nos limites deste estudo a proposição de construção de percursos curriculares alternativos isto é alteração de objetivos conteúdos programáticos atividades e avaliação em função das ofertas escolares e das necessidades educativas dos alunos.
Formação de Professores de Música para a primeira infância: um levantamento bibliográfico
COORDENAÇÃO | Mariana de Araújo Stocchero
RESUMO | O presente projeto visa desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre a temática de formação de professores de música para a primeira infância. Com o objetivo de levantar um referencial teórico atualizado que aborde as especificidades do educador musical da infância em sua formação inicial identificando quais são os saberes necessários que formam um professor de musicalização infantil pretende-se analisar à luz de autores da área da Educação – Tardiff (2002) Schön (2000) e Nóvoa (1995; 1992) – as teses dissertações e artigos publicados no período de 2013 a 2018. Espera-se que tal levantamento contribua para a fundamentação teórica de futuras pesquisas e que reforce a necessidade em se compreender a primeira infância como uma área de conhecimento com formação específica.
O comentário composicional enquanto prática dialógica e seus desdobramentos na direção de processos criativos colaborativos
COORDENAÇÃO | Max Packer
RESUMO | O presente projeto visa aprofundar e dar desdobramento prático à tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2018 dedicada a uma modalidade de reescritura de obras musicais denominada comentário composicional. Grosso modo o comentário composicional caracteriza-se enquanto operação criativa pela apropriação explícita de uma obra preexistente enquanto objeto-problema para uma nova composição que será resultante da absorção amplificação e desdobramento de aspectos estruturantes relativos aos próprios processos composicionais ? da obra original. Tendo abordado tal tema de forma ampla no doutorado por meio da análise de uma variedade de casos históricos. Exemplos: Monteverdi Bach Mozart Webern e Berio e atuais: Sciarrino Kurtág e Andriessen em que autores comentaram composicionalmente obras preexistentes o presente projeto propõe um aprofundamento sobre tal tema com o intuito de desdobrar seus potenciais na direção de práticas dialógicas e colaborativas entre compositores e entre compositores e instrumentistas. Para tal o projeto será desenvolvido em três vias concomitantes: 1) a criação de obras-comentário sobre obras de autores diversos em especial compositores em atividade no Brasil; 2) a colaboração com instrumentistas (estudantes e profissionais) por meio da criação de obras-comentário sobre obras que os mesmos executem ou estejam estudando; 3) a criação de uma disciplina eletiva sobre a prática do comentário na qual os estudantes serão orientados a criar versões-comentário de peças que seus colegas tenham criado ou estejam estudando em seus respectivos instrumentos. Tal disciplina funcionará como um laboratório para o estudo dos potenciais dialógicos e colaborativos da prática do comentário composicional os quais serão formulados e divulgados em publicações acadêmicas junto aos resultados artísticos das duas demais vias supracitadas e ao mesmo tempo como um meio de fomentar a interação criativa e crítica entre os músicos e estudantes de música de uma mesma comunidade acadêmica.
Hermenêutica musical: apontamentos iniciais
COORDENAÇÃO | William Teixeira da Silva
RESUMO | Este projeto de pesquisa empreende a busca por um meio de articulação entre a condição inevitavelmente interpretativa do ser humano e suas ações musicais no mundo. Para tanto o projeto possui duas frentes principais de pesquisa sendo elas (1) a revisão conceitual e (2) a aplicação dos conceitos em produtos e produções interpretativas. Em relação à primeira frente de pesquisa esta irá investigar dois conjuntos de conceitos: (a) as estruturas da realidade como fator de viabilidade para a interpretação humana sendo esse estudo situado sobretudo na obra de autores como G. F. Leibniz Gilbert Simondon Gilles Deleuze Herman Dooyeweerd e Jonathan Edwards; (b) a ação humana como hermenêutica do mundo estudo esse referenciado por Martin Heidegger Hans Gadamer Paul Ricoeur Nicholas Wolterstorff e Kevin Vanhoozer. Dentro da segunda frente de pesquisa a revisão conceitual encontrará sua aplicação em casos concretos dentro do repertório musical possibilitando o desenvolvimento de ferramentas de compreensão apropriadas para cada contexto particular. Dentro dessa frente os trabalhos serão conduzidos em duas etapas a saber (a) a exegese do texto musical abarcando informações e escritos diretamente ligados ao ato composicional e (b) a performance do repertório considerada enquanto hermenêutica ela mesma resultando na produção artística atrelada a este projeto.
O violino como protagonista da estética musical do compositor Ernest Bloch
COORDENAÇÃO | Edison Valério Verbisck
RESUMO | O violino foi o instrumento a que Ernest Bloch (1880-1959) dedicou-se no princípio de sua formação musical tendo grandes professores incluindo Eugène Ysaye. Posteriormente Bloch aprofundou-se na área de composição bem como na regência musical e nas atividades pedagógicas mas o violino sempre teve lugar de destaque em sua obra com muitas peças para o instrumento solista. As obras recorrem a diversos temas desde a cultura judaica até melodias dos nativos norte-americanos. Entretanto o violino é o protagonista em muitas obras de Bloch e é ele que apresenta e afirma a cultura judaica através da técnica e da interpretação que suas obras exigem. O carácter misterioso que o violino confere às composições o uso de segunda aumentada ?orientalizada? a ocorrência de quintas paralelas o “Bloch rhythm” são algumas das características que evidenciam o papel do instrumento em representar uma tradição violinística ligada à música judaica. A Musicologia vem tentando caracterizar o que é música judaica e como está inserida na música erudita em particular naquela produzida por compositores ocidentais dos séculos XX e XXI. Não há uma resposta satisfatória a essa questão sem considerarmos o contexto histórico e cultural em que a música é produzida e interpretada. Encontrar uma resposta definitiva a essa questão não será possível; por ora percorreremos um caminho de investigação e de diálogo sobre o tema entre diferentes personagens sendo eles o compositor Ernest Bloch o Judaísmo (enquanto manifestação cultural) e o Violino como protagonista de uma história.