Projetos de Extensão – Audiovisual

Ciclo de cinema brasileiro contemporâneo

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Vitor Zan e Julio Bezerra

RESUMO | O Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo tem por escopo organizar, no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS), sessões mensais de filmes brasileiros realizados nos últimos anos. Após as projeções, professores e profissionais da área debatem com o público acerca da obra exibida. Além de promover a produção cultural e cinematográfica brasileira, o Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo visa suprir uma carência da distribuição audiovisual em Campo Grande. Com efeito, o pátio exibidor da capital sul matogrossense tende a negligenciar o cinema brasileiro. Isso impossibilita os acadêmicos de Audiovisual de se familiarizarem com o universo em que provavelmente desempenharão sua profissão. Por outro lado, tal lacuna faz com que a população em geral, inclusive aquela que não tem inscrição na universidade, deixe de se beneficiar de bens culturais amplamente fomentados pelo Estado brasileiro.


O Cinema e o Audiovisual Na Cidade: Preservação e Educação Para as Imagens e Sons

COORDENAÇÃO | Profa. Dra. Daniela Giovana Siqueira

RESUMO |O projeto tem por finalidade educar o olhar de crianças, jovens, adultos e idosos para a arte cinematográfica e audiovisual, por meio da apresentação de filmes e promoção de debates em torno das obras, tendo por objetivo a aprendizagem da linguagem audiovisual, em encontros inicialmente promovidos no Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado (EPFRSAAA-CG). Uma segunda parte de ações, envolvendo o campo da preservação audiovisual, tem por finalidade capacitar a equipe técnica do Museu da Imagem e do Som de Campo Grande (MIS) para o trabalho de conservação preventiva e análise física da película cinematográfica. No âmbito do ensino, a presença da universidade junto a instituição, também proporciona aos alunos da disciplina de Preservação audiovisual, do curso de Audiovisual da FAALC, a execução da parte prática da disciplina junto ao acervo do MIS.


Cineclube Audiovisual UFMS

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Julio Bezerra

RESUMO | O Cineclube Audiovisual UFMS é um cineclube quinzenal que visa a formação e a qualificação do público cinematográfico local, ampliando o acesso às mais variadas cinematografias, movimentos e cineastas, criando um espaço democrático de discussão e estimulando uma postura crítica diante dos filmes. A curadoria do evento é pautada por recortes temáticos previamente estabelecidos, focando sempre a variedade dos filmes selecionados, seja no que diz respeito ao ano e à nacionalidade das obras, seja também no que concerne às linguagens e estratégias adotadas pelos cineastas. As sessões serão sempre mediadas por um ou mais professores (e, possivelmente, por convidados especiais), com uma breve introdução ao filme e seu contexto histórico-cinematográfico e de produção, e discussões em grupo ao fim da projeção. Além das sessões seguidas de debate, o projeto se desmembra em outras duas ações: a realização de um podcast (com alunos e professores do curso) de 20min na Rádio Universitária comentando o filme visto anteriormente; e a criação de uma aba no site do curso de Audiovisual (ainda em construção) para abrigar as críticas escritas pelos alunos do curso.


MOVCINE

COORDENAÇÃO | Profa. Dra. Márcia Gomes Marques

RESUMO | Cultura Midiática e Representação– Ano 4 é um Projeto de Formação e Qualificação em Cinema e Cultura voltado para pessoas interessadas na área de Cinema e Audiovisual, para profissionais da área de comunicação, estudantes, produtores e gestores culturais, realizado pelo Curso de Audiovisual – FAALC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e pelo Mestrado em Comunicação – UFMS. O Projeto é organizado a partir de módulos, oficinas e seminários, cujos temas principais são: 1) Documentário e Audiovisual de Ficção; 2) Roteiro; 3) Produção; 4) Fotografia; 5) Crítica Cinematográfica; 6) Temáticas e Mediação Comunicativa da Cultura; 7) Intermidialidade e Cultura Midiática. O Projeto visa desenvolver o interesse na realização e no estudo do cinema, assim como capacitar para o desenvolvimento de projetos aplicados e de pesquisa na área de Audiovisual, Cinema e Mídia.


Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul  

COORDENAÇÃO | Profa. Dra. Márcia Gomes Marques

RESUMO | O projeto compreende a realização anual de um Festival Universitário de cinema – a primeira edição do evento ocorreu em 2019 sob a coordenação dos Profs. Suzana Lopes e Julio Bezerra. A programação do Desver inclui uma mostra competitiva de filmes universitários, sessões especiais, oficinas, debates e palestras com profissionais e pesquisadores convidados. A participação no Festival é gratuita e aberta ao público universitário interno e externo.


Lume

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Rodrigo Sombra

RESUMO | O Lume é um evento dedicado a debater o processo criativo de alguns dos mais celebrados fotógrafos brasileiros. A cada mês será realizada uma ou duas videoconferências com fotógrafos convidados A série de conversas prevista neste projeto irá explorar, a partir da experiência dos artistas convidados, um amplo espectro de perspectivas da criação fotográfica, passando pelo retrato, a fotografia documental, a encenação, a performance, a publicação de fotolivros e a realização de exposições.


Curadoria Lab

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Marcio Blanco

RESUMO | O Curadoria Lab é um espaço de criação, formação e desenvolvimento de curadorias audiovisuais para exibição na cidade de Campo Grande. É um projeto de extensão vinculado à disciplina de Legislação, Curadoria e Exibição do curso de bacharelado em Audiovisual. Ao longo do semestre, os alunos da disciplina criam, desenvolvem e produzem curadorias de audiovisual para exibição seguidas de debate na cidade de Campo Grande. O projeto elege como públicos preferenciais escolas, centros culturais e comunidade de docentes e discentes da UFMS.


Mostra Visões Periféricas

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Marcio Blanco

RESUMO | Mostra de filmes produzidos nas múltiplas periferias brasileiras. A mostra será curada pelos alunos do curso de audiovisual da UFMS e a exibição dos filmes será acompanhada de debates com realizadores e pesquisadores convidados.


Oficina de Animação nas Escolas

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Régis Rasia

RESUMO | O projeto realiza laboratórios de criação itinerantes, que podem ser aplicados a cada semestre em escolas públicas e centros culturais da região. Neste primeiro momento, as oficinas se desenvolvem no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, aplicado no espaço pertencente ao Núcleo de Animação e Roteiro do IFMS – NuAR. O projeto busca vivenciar o processo de produção de um vídeo animado com os alunos e alunas integrantes da proposta, versado em um exercício parcial de realização (cenas, sequências ou narrativas), sob a exploratória de Técnicas de Animação acompanhados por monitores do audiovisual da UFMS e professores do IFMS.


Imergir

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Régis Rasia

RESUMO | O projeto consiste em um laboratório de criação, sob o formato de incubadora de ideias, realizado em um caráter imersivo e circunscrito em um tempo determinado de aproximadamente uma semana. O espaço dedicado para a realização deste evento é o ambiente educacional da FAALC, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com salas propícias a exibição de filmes e rodas de conversas. Intenta-se firmar parcerias e promover os debates junto a instituições como o SESC-MS, SENAC-MS e MIS-MS, para a ambientação destas oficinas, mesas de debates e ciclos de apresentações.


Ciclo de Exibidinhas

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Régis Rasia

RESUMO | O Ciclo de Exibidinhas tem por finalidade organizar exibições e debates sobre o labor audiovisual vinculado às obras artísticas desenvolvidas pelos alunos e alunas do curso. O projeto visa atender as demandas da curricularização da extensão, tornando o aluno protagonista e agente ativo das ações do projeto, além de constituir um inventário e repositório dos trabalhos dos alunos e alunas através da exposição dos processos criativos audiovisuais acadêmicos.


Curta no Almoço

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Julio Bezerra

RESUMO | CURTA NO ALMOÇO é um projeto de extensão gratuito e aberto ao grande público que organiza sessões (duas por semana) de curtas nacionais no horário do almoço. As sessões ocorrem as terças e quintas, sempre às 12h e no Anfiteatro da FAALC. Sob a curadoria do curso de Audiovisual/FAALC e o apoio da PROECE/UFMS, a programação é variada e continuadamente atualizada.


Preservação audiovisual de acervo sul-mato-grossense

COORDENAÇÃO | Profa. Dra. Daniela Giovana Siqueira

RESUMO | O projeto tem por finalidade capacitar a equipe técnica do Museu da Imagem e do Som de Campo Grande (MIS) para o trabalho de conservação preventiva e análise física da película cinematográfica, além de oferecer aporte teórico para a formatação da ficha de catalogação para o acervo fílmico da instituição. No âmbito do ensino, a presença da universidade junto a instituição, também proporciona aos alunos da disciplina de Preservação audiovisual, do curso de Audiovisual da FAALC, a execução da parte prática da disciplina junto ao acervo em película do MIS.


Oficinas de Fotografia e Iluminação para Cinema e Audiovisual

COORDENAÇÃO | Prof. Dr. Felipe Corrêa Bomfim

RESUMO | O Projeto de Extensão Oficinas de Fotografia e Iluminação para Cinema e Audiovisual é elaborado a partir de uma bateria de workshops e oficinas teórico-práticos, que ocorrerão de forma quinzenal no Museu da Imagem e do Som.Este projeto busca estabelecer um ponto de contato fundamental entre profissionais do mercado do audiovisual, estudantes e egressos dos cursos de comunicação e audiovisual. Com o intuito de aprofundar a formação em diferentes níveis (iniciante, intermediário e avançado) as oficinas trazem um olhar diversificado para o campo prático e o trabalho de realizadores do audiovisual.Neste sentido, acreditamos que este projeto de extensão permite um diálogo profícuo entre estes nichos, ainda aparentemente heterogêneos nos campos de atuação e mercados de trabalho do audiovisual de maneira geral.