Projeto de Extensão de Letras
Grupo Boca’berta: Literatura em Ação
COORDENAÇÃO | Alcione Maria dos Santos
RESUMO | A ação cultural ‘Grupo Boca’berta: literatura em ação!’, visa promover a leitura literária para os acadêmicos e servidores da UFMS, apresentando, de maneira lúdica e descontraída, obras de autores canônicos e também contemporâneos, de modo a promover reflexões sobre nossa tradição literária, suas rupturas e continuidades. Dessa forma, visa contribuir para o exercício de formas mais elaboradas de linguagem, para a reflexão crítica sobre temas cruciais e variados e para a ampliação do repertório cultural e literário. No período de ensino remoto, as ações serão disponibilizadas/desenvolvidas online, utilizando-se diferentes recursos e plataformas, como Instagran, Youtube, Google Meet e Zoom.
Língua e cultura hispânica para a pessoa idosa
COORDENAÇÃO | Ana Karla Pereira de Miranda
RESUMO | O curso é oferecido no âmbito da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) e visa o desenvolvimento dos conhecimentos da língua e da cultura de países cujo idioma oficial é o espanhol, bem como a aprendizagem de vocabulário, funções comunicativas e estruturas gramaticais. O curso contempla textos escritos e orais, a fim de que o aluno aprenda as habilidades de compreensão e produção. São ofertadas vagas semestralmente e a abertura de novas turmas ocorre conforme a demanda da UnAPI e disponibilidade de estudantes monitores para ministrá-las.
LínguasCast: reflexões sobre línguas, sujeitos e subjetividades nas ondas do áudio
COORDENAÇÃO | Ana Karla Pereira de Miranda
RESUMO |
Feira do Livro: uma forma de agência sobre o conhecimento compartilhado
COORDENAÇÃO | Edna Pagliari Brun
RESUMO | A ação de extensão promovida pelos Cursos de Letras Licenciatura em Português e Inglês e Licenciatura em Português e Espanhol, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), é vinculada a outras atividades culturais realizadas por Letras e, eventualmente, pelos demais Cursos da Unidade – Audiovisual, Artes, Jornalismo e Música. O projeto pretende, por meio da doação e troca de livros e periódicos de gêneros discursivos variados, que circulam, principalmente, pelos campos artístico-literário, jornalístico-midiático, de estudo e da pesquisa (BNCC e BNC-Formação) – esferas de conhecimento envolvidas nas atividades científicas (teóricas e práticas) da Facudade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), integrar professores, estudantes, técnicos e demais servidores em uma ação de partilha que pode promover, além da construção de conhecimento, motivada pelas práticas de leitura de textos de diversas áreas, o desenvolvimento de (multi)letramentos.
Portfólio digital: construindo sentidos e compartilhando saberes
COORDENAÇÃO | Edna Pagliari Brun
RESUMO |A ação de extensão é vinculada às atividades realizadas na disciplina Semântica da Língua Portuguesa, componente curricular obrigatório dos Cursos de Letras Licenciatura em Português e Inglês e Licenciatura em Português e Espanhol, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS). O objetivo principal do projeto é oportunizar aos estudantes, professores em formação inicial, desenvolver capacidades para a compreensão do funcionamento da língua, a partir das várias abordagens teóricas dos Estudos da Semântica. Nesse escopo, consideram-se conteúdos básicos da tradição gramatical sem prescindir, no entanto, da análise linguística, mais aprofundada, dos fenômenos que envolvem tal funcionamento, relacionando-os à construção dos efeitos de sentido dos textos e aos propósitos de seus produtores. Para tanto, o projeto visa à produção de um portfólio digital (e-portfólio) composto por videoaulas elaboradas por alunos do VI Semestre dos Cursos de Letras/Faalc, com a utilização de aplicativos e recursos de tecnologia digital, de modo a articular tais conhecimentos ao ensino de língua portuguesa na Educação Básica. O e-portfólio será compartilhado com professores de Escolas de Campo Grande-MS.
Rodas de leitura: ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência discursiva
COORDENAÇÃO | Edna Pagliari Brun
RESUMO |No ensino de línguas/linguagens, o texto assume a centralidade como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas alicerçam a abordagem reflexiva e produtiva, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e recepção, para a aprendizagem e formação de alunos em todas as etapas de escolaridade. Apoiada nesse fundamento, a ação de extensão “Rodas de leitura: ações pedagógicas para o desenvolvimento da competência discursiva”, realizada por acadêmicos-estagiários de Letras, orientados por seus professores, com alunos da Educação Básica, em espaços escolares e da UFMS, visa ao desenvolvimento de habilidades para o uso significativo da linguagem, especificamente, em atividades de leitura/escuta e análise linguística/semiótica, considerando várias mídias e semioses em campos/esferas de atuação social (BNCC).
Rodas de leitura: estratégias para o desenvolvimento da competência discursiva
COORDENAÇÃO | Edna Pagliari Brun
RESUMO |A ação de extensão vincula-se às atividades realizadas nas disciplinas “Estágios Obrigatórios de Língua Portuguesa e Literatura”, “Estágios Obrigatórios de Língua Inglesa” e “Estágios Obrigatórios de Língua Espanhola”, dos Cursos de Letras Licenciatura em Português e Inglês e Licenciatura em Português e Espanhol, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc/UFMS). O projeto de extensão em tela, além de despertar o interesse pela leitura, de formar leitores e desenvolver (multi)letramentos, tem a intenção de atender a demanda específica da formação inicial de professores, oportunizando a prática pedagógica com alunos da Educação Básica também nas dependências da UFMS, possibilitando ainda, de forma inovadora, que esses alunos tenham a vivência escolar também em espaços da Universidade, integrando tais instâncias em um continuum de formação recíproca. As atividades de preparação para execução do projeto são desenvolvidas pelos acadêmicos- estagiários dos Cursos de Letras, em aulas nas dependências da Faalc/UFMS, sob a orientação dos professores orientadores responsáveis pelas disciplinas de estágio. A execução é realizada em espaços da UFMS.
Assessoria Linguístico-acadêmica e Revisão textual
COORDENAÇÃO | Elaine de Moraes Santos
RESUMO | Em sua constituição, o projeto de extensão dialoga com outras ações de ensino e pesquisa, realizadas sob o gerenciamento Grupo de pesquisa: SuDiC – Corpo, Sujeito e(m) Discursividades (político)midiáticas. Nesse sentido, desde as temáticas em manuseio até as equipes de trabalho, trata-se de uma proposta alinhada às diretrizes da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), sobretudo porque favorece o fortalecimento dos cursos de Letras da unidade, com uma extensão afinada ao currículo das graduações e e ainda contribui para o fortalecimento da linha de pesquisas Linguagens, Identidades e Ensino do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens. No quesito espaço físico, para as reuniões de planejamento pela comissão organizadora e o atendimento de público interessado em assessoria, será usada a sala do Labrev- Laboratório de Revisão de Textos Acadêmico-Científicos da FAALC-UFMS. Já para a oferta do curso de aperfeiçoamento e a prestação dos serviços de revisão, dada a sua natureza on-line, serão utilizados, respectivamente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Google e o e-mail do laboratório.
Aulas de inglês (básico) para o público idoso
COORDENAÇÃO | Elton Luiz Aliandro Furlanetto
RESUMO |
Esta ação se vincula aos cursos oferecidos pela Unapi (Universidade Aberta à Pessoa Idosa), que atende o público com mais de sessenta anos com atividades diversas. Oferecemos duas turmas de ensino de inglês no nível básico, desenvolvendo um material didático específico para esse público, visando uma oportunidade de socialização e aprendizado.
DiMinutos: ciclo de lives sobre Utopismos e Distopismos
COORDENAÇÃO | Elton Luiz Aliandro Furlanetto
RESUMO |
O projeto busca dar continuidade a uma ação realizada no ano de 2023, relacionada ao Evento “Minuto 3: Movências Interdisciplinares da Utopia”. Em 2021, a UFMS sediou a segunda edição deste congresso internacional, na modalidade remota, e apesar de a terceira edição ter acontecido no formato híbrido, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, concebemos um ciclo de falas de pessoas envolvidas com a pesquisa, escrita e tradução de textos/conceitos ligados aos utopismos e distopismos, como forma de chamar a atenção para os temas do evento. No total, tivemos cinco encontros, e todos eles foram mediados pelo professor que coordena este projeto. O projeto se propõe a realizar novos encontros, no intuito de seguir divulgando as pesquisas e reflexões sobre os estudos dos utopismos e distopismos para um público mais amplo, interessado nas diversas manifestações acadêmicas, artísticas e culturais.
Link de acesso:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLrEqyVCZnzMDHXDWIqBrI_JOdR1wgn3qJ
LiteraryCast: UFMS
COORDENAÇÃO | Elton Luiz Aliandro Furlanetto
RESUMO |
O presente projeto tem como objetivo a produção e veiculação de um canal de podcast chamado LiteraryCast: UFMS, produzido por estudantes do curso de Letras Português-Inglês da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), vinculado à disciplina “Literaturas de língua inglesa: romance”, dentro do esforço da curricularização da extensão. Os episódios do podcast são produtos da
leitura de um romance produzido em contexto de língua inglesa, e apresentarão a discussão e reflexão de pequenos grupos da turma sobre essas leituras. Um episódio será de apresentação, seguindo um roteiro criado pelo grupo de estudantes da disciplina, e um segundo episódio conterá respostas a questões recebidas de ouvintes, com novos detalhes complementares sobre as leituras realizadas. O podcast tem tido um crescimento exponencial no Brasil, e no mundo, principalmente durante e após o distanciamento social. No entanto, ainda é pouco utilizado no meio acadêmico. Acreditamos que a sua produção e veiculação em plataformas de streaming abertas é uma forma de aproximar a UFMS da comunidade externa. Dessa forma, pretendemos atingir não somente os discentes da graduação, mas também pessoas que se interessam pela discussão da literatura, principalmente a literatura estrangeira.
Literary Talks: papos sobre a literatura contemporânea
COORDENAÇÃO | Elton Luiz Aliandro Furlanetto
RESUMO |
O projeto extensionista “Literary Talks” busca criar uma ponte entre diferentes atuações dentro do campo da literatura, em especial a literatura contemporânea e toda aquela literatura publicada originalmente em língua inglesa. Para tanto, haverá um levantamento prévio de assuntos dentro do campo da literatura com os/as estudantes e o envio de convites para participação de pequenas entrevistas planejadas e realizadas pelos discentes da disciplina “Literatura Contemporânea de Língua Inglesa”. A atividade foi baseada em uma experiência realizada com convidadas e convidados na mesma disciplina no ano de 2021. Em anos subsequentes, o projeto foi modificado para que a preparação e condução das entrevistas seja feita pelas/os estudantes, e não pelo professor. Deve haver uma pesquisa prévia sobre os entrevistados e a preparação de um roteiro. Contamos com as seguintes temáticas: pessoas que traduzem literatura contemporânea (poesia e prosa), pessoas que pesquisam literatura contemporânea, pessoas que escrevem (preferencialmente em língua inglesa) e editores de revistas literárias. As atividades serão transmitidas e ficarão disponíveis no canal do Youtube criado pelo professor coordenador da atividade/disciplina para hospedar os conteúdos gerados pelo curso.
Link de acesso: https://www.youtube.com/@cursodeletrasportugues-ing3300/streams
Mão na Massa: Grupo de Estudos e Oficina de Tradução Literária
COORDENAÇÃO | Elton Luiz Aliandro Furlanetto
RESUMO |
A partir de diálogo estabelecido com uma das convidadas do projeto de extensão “Literary talks: papos sobre literatura contemporânea”, Chinelo Onwualu, que foi editora de uma revista eletrônica chamada Omenana, a qual publica desde 2014 textos de ficção especulativa de autoras e autores provenientes do continente africano, desenvolvemos o projeto de extensão “Tradução de contos da Revista Omenana: Speculative Fiction Magazine”. O objetivo do projeto foi o de selecionar algumas narrativas da revista africana e desenvolver a tradução para o português brasileiro, permitindo o acesso a esse conteúdo artístico no nosso idioma. O projeto atraiu a atenção de diversos estudantes da UFMS e colegas de grupos de pesquisa, que se juntaram a nós em sua realização. Com os encontros para discussão, percebemos o crescente interesse nos aspectos da tradução literária, não apenas na sua prática, mas em reflexões sobre a mesma. Este projeto intenciona dar continuidade aos estudos, oficinas e projetos de tradução, para trazer mais textos para nosso idioma e torná-los acessíveis para a comunidade que não tem proficiência de leitura nas línguas originais dos textos.
Poetry Sarau
COORDENAÇÃO | Elton Luiz Aliandro Furlanetto
RESUMO |
Há um vasto campo de estudos que identificam a importância de ações e projetos como o sarau dentro da formação do letramento literário e das relações entre texto literário e sociedade. Queremos propor que a organização e participação no sarau torne a experiência com os textos poéticos mais significativa, na medida em que há uma performance e uma socialização do texto por meio da voz, dos gestos, de música, etc. Além disso, será uma oportunidade para ter contato com textos produzidos em outros contextos históricos, linguísticos e culturais diversos, ampliando as possibilidades de estudo e compreensão de experiências diversas e de semelhanças interculturais. O sarau, portanto, se revela um formato interessante, que permite um planejamento coletivo e cuidadoso, seguido de um processo de escuta atenta e de expressão pública bastante relevante para futuros profissionais, mais ainda professores em formação. Trata-se de projeto vinculado à disciplina “Literaturas de língua inglesa: poesia”.
PROGELI-UFMS: Programa de Extensão de Ensino de Línguas
COORDENAÇÃO | Elton Luiz Aliandro Furlanetto
RESUMO |
O Programa de Extensão: PROGELI-UFMS: ensino de línguas tem como objetivo oportunizar o ensino e estudos de línguas adicionais, tais como o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, mandarim, bem como, línguas indígenas, LIBRAS e Português como língua adicional/de acolhimento (PLA) considerando as necessidades de comunicação na sociedade globalizada, bem como do mercado de trabalho e da forte corrente migratória do mundo contemporâneo. Com cursos oferecidos nas modalidades presencial e online atende às demandas atuais, com respeito às características distintas e singulares de cada modalidade. Para a comunidade da UFMS, o programa atende às necessidades geradas pelo crescente processo de internacionalização das IES brasileiras ao oferecer cursos que instrumentalizam os acadêmicos, professores e servidores em geral em outras línguas. No PROGELI-UFMS também são elaboradas provas de suficiência em leitura em línguas adicionais para ingresso nos Programas de Pós-graduação da instituição.
Link de acesso: www.progeli.ufms.br
Português para estrangeiros
COORDENAÇÃO | Karla Ferreira da Costa
RESUMO |
Projeto Interações temáticas de questões de Direitos Humanos, Direito e Segurança Digital, Bullying Escolar, Questões Ambientais, Indígenas, Igualdade Racial, Violência Doméstica com alunos da Universidade de Wisconsin-Milwaukee-EUA
COORDENAÇÃO | Karla Ferreira da Costa, José Paulo Gutierrez (UFMS) e Susana L. M. Antunes (UWM)
RESUMO |
Seminário de Estágio dos Cursos de Letras: travessias e partilhas
COORDENAÇÃO | Luciene Paula Machado Pereira
RESUMO |
Jovem docente
COORDENAÇÃO | Patrícia Graciela da Rocha
RESUMO |O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabeleceu, dentre suas estratégias, a integralização de, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares dos cursos de graduação por meio de programas e de projetos de extensão em áreas de pertinência social. Com isso, ressaltou-se não só a necessária intersecção de demandas comunitárias com os objetivos acadêmicos como também impôs às instituições de ensino superiores brasileiras o desafio de repensarem suas concepções, práticas e políticas extensionistas. Diante dessa atual exigência do ensino superior brasileiro proponho este projeto de extensão que busca inserir o/a acadêmico/a dos cursos de Letras da FAALC/UFMS em um dos seus prováveis campos de atuação profissional, a escola de educação básica, para que ele possa desenvolver atividades que são inerentes à profissão docente para além da sala de aula e, ao mesmo tempo, assessore o/a professor/a na elaboração e execução dessas atividades. É importante elucidar que não se trata de observação, coparticipação e regência, pois estas são tarefas já contempladas durante o estágio obrigatório do curso, ou seja, neste projeto o/a acadêmico/a atuará como um/a monitor/a do/a docente auxiliando-o/a nas suas atribuições rotineiras dentro da escola e nos diversos projetos que a instituição desenvolve.
Sarau na Sombra
COORDENAÇÃO | Patrícia Graciela da Rocha
RESUMO |O projeto tem o objetivo de reunir e integrar semanalmente as pessoas da comunidade geral e da comunidade acadêmica (alunos/as, professores/as e demais funcionários/as) vinculados/as aos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS por meio de diferentes manifestações artísticas e culturais buscando consolidar o empoderamento das múltiplas linguagens como possibilidades de expressão e compartilhamento de valores e de sensibilidades. O objetivo geral é promover, mediar e compartilhar as diferentes expressões da cultura e da arte, por meio de experiências com as múltiplas linguagens, para a ampliação da sensibilidade pessoal e coletiva, possibilitando reflexões mais profundas e sensíveis sobre a realidade. Assim, pretendemos aproximar a comunidade externa e a comunidade acadêmica da UFMS com as linguagens das artes, pois sabemos que elas são caminho de humanização, de sensibilização e de livre expressão, fundamental para os grupos sociais que querem transformar os modos de ser e de estar no mundo considerando que a lógica, a racionalidade, o sentir e a arte se constituem como uma unidade. A arte apresenta o cotidiano com magia e com abordagens surreais, possibilita reunir as pessoas, diverti-las e, ao mesmo tempo, evidencia os problemas e os valores das comunidades com vistas ao fortalecimento das culturas locais, no exercício constante do diálogo e da circularidade cultural.