Primeiro encontro sobre estágio e formação inicial recebe inscrições até domingo, 05 de março

Postado por: Gustavo Penha

 

A Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) promove, entre os dias 15 e 18 de março, o I Encontro sobre Estágio e Formação Inicial. Estudantes, profissionais e professores supervisores ou orientadores poderão enviar propostas de relatos orais em formato de resumo até o dia 05 de março. O evento é destinado a estudantes que ainda não ingressaram em estágios, aqueles que já estão inseridos e egressos que desejam participar do encontro, além da comunidade relacionada aos estágios, como professores orientadores e profissionais supervisores.

A organizadora do evento e professora do curso de Artes Visuais, Rozana Valentim, explica que a motivação para a criação do encontro surgiu da necessidade de conhecer como os estágios acontecem nos cursos da faculdade, evidenciada pela pandemia. “A pandemia deslocou um pouco a gente de um lugar que estávamos estabelecidos, então fomos obrigados a procurar novas maneiras de pensar o estágio e foi nesse momento que a gente sentiu a necessidade ter um diálogo com mais proximidade com  colegas dos demais cursos”.

A ação tem como objetivo reunir professores e profissionais envolvidos no âmbito dos estágios, sejam obrigatórios ou não-obrigatórios, e orientar estudantes acerca da importância dessa etapa na formação profissional. “Ouvir essas pessoas que estão participando dos estágios ao longo dos anos e principalmente acolher os alunos que estão fazendo os seus primeiros estágios para que eles tenham essa compreensão de que é um momento bastante importante da formação inicial”, ressalta. “O estágio pode e deve contribuir com a formação dos nossos alunos nos diferentes cursos que nós temos, seja no Audiovisual, nas Artes Visuais, Música, Letras ou no Jornalismo, de alguma maneira todos passam por algum tipo de estágio”.

Os trabalhos encaminhados deverão tratar de situações de estágio ou a relação dos estágios com os cursos da FAALC. Os resumos devem conter de 200 a 500 palavras e de 3 a 5 palavras-chave, sem identificação de autoria. As propostas recebidas e aprovadas serão organizadas de acordo com o tema. Professores e estudantes também podem propor oficinas que tenham relação com o tema do evento e que proponham atividades práticas e reflexões interdisciplinares.

Para mais informações, acesse o site do evento [https://sites.google.com/ufms.br/encontroestagioformacaoinicial/].  

Texto: Maurício Aguiar