Curso de Jornalismo passa por avaliação do Enade
Mais um Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) vem aí. Nesta etapa, dentre as graduações ofertadas pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), apenas o curso de Jornalismo passa pelo exame, no próximo domingo, dia 27 de novembro. O Enade é uma prova do Governo Federal que avalia o desempenho dos estudantes nos cursos de graduação do tipo bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. Os cursos são avaliados a cada três anos e recebem nota de 1 a 5.
O professor e coordenador do curso de Jornalismo, Felipe Quintino, explica que o Enade existe há 19 anos e ajuda a melhorar o desempenho da Universidade, principalmente dos cursos. “Esperamos que os alunos se conscientizem e façam uma boa avaliação, pois como coordenador vejo que os estudantes têm noção do papel do jornalismo e da influência do próprio curso em suas formações”, ressalta.
Já o Diretor da FAALC e também professor do curso de Música, Gustavo Penha, aponta que os resultados do Enade, de acordo com a nota, impactam na visibilidade da graduação frente à comunidade externa e que um curso bem avaliado se torna mais atrativo para possíveis novos estudantes. “Do ponto de vista interno, a nota do Enade permite que os docentes e os diferentes órgãos colegiados dos cursos possam refletir sobre o modo de funcionamento das disciplinas e do curso, sobre os conteúdos ensinados e sobre a concepção e aplicação do PPC – Projeto Pedagógico de Curso”, explica. “É possível fazer uma reflexão do processo de ensino e aprendizagem local de maneira comparativa com os demais cursos do país”.
Os estudantes que participam do Enade são aqueles que já estão na etapa final da graduação, com mais de 75% do curso concluído ou que tenham previsão de conclusão até junho do ano seguinte ao de realização da prova. A prova possui 40 questões dividida em duas partes, a primeira é a Avaliação de Formação Geral, sendo oito questões de múltipla escolha e duas questões discursivas que avaliam aspectos como clareza, coerência, estratégias comunicativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto, dentro do tema de Direitos Humanos.
Já a parte do Componente Específico de cada área traz 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas, envolvendo situações-problema e estudos de caso. Antes da prova, o estudante responde um questionário avaliando o curso, a infraestrutura, os professores e as atividades de extensão e pesquisas feitas na Universidade.
Nesse sentido, Gustavo destaca a necessidade da participação atenta dos acadêmicos no momento de realização da prova e salienta a importância dos resultados não apenas para a Universidade, mas também para os estudantes. “A boa avaliação do curso traz uma maior visibilidade ao curso, à FAALC, à UFMS, mas também é muito importante aos estudantes, pois possuir um título de graduação em um curso bem avaliado é bom para o currículo de qualquer profissional”.
A prova será realizada no próximo domingo (27) e a participação assegura a regularidade do estudante junto ao exame. Aqueles que não comparecerem, poderão ficar impossibilitados de colar grau.
Dentro da FAALC, são avaliados os cursos de licenciatura em Música, Artes Visuais, Letras (Português-Inglês) e Letras (Português-Espanhol), entre os de bacharelado, apenas o Jornalismo passa pelo exame. Na última avaliação, as licenciaturas de Artes Visuais, Letras (Português-Inglês) e Letras (Português-Espanhol) obtiveram a nota 4, enquanto o curso de Música recebeu a nota 3. Já as graduações de Artes Visuais (bacharelado) e Audiovisual passaram apenas pela avaliação que define o Conceito de Curso, tendo este último recebido nota máxima pelo Ministério da Educação.
Texto: Letícia Dantas, Lizandra Rocha e Maurício Aguiar
