Docentes Letras Espanhol

  • Alcione Maria dos Santos
Doutorado (2007) e Mestrado (2003) em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Graduação em Letras – habilitação em Língua Portuguesa e Língua Alemã – pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara).

  • Álvaro José dos Santos Gomes
Possui graduação em Letras, habilitação Português/Espanhol e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestrado em Estudos de Linguagens pela mesma instituição de ensino. Doutor pelo Programa de Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atuou como docente de língua espanhola língua adicional na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, multiletramentos, sistemas adaptativos complexos, evasão, entropia sociointerativa, inteligência artificial e tecnologias na educação.

  • Angela Maria Guida
Mestrado em Letras/ Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF], Doutora em Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]. Pós-Doutorado em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG].

  • Ana Karla Pereira de Miranda
Doutora em Educação pelo Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Estudos de Linguagens (Linguística e Semiótica) pelo programa de pós-graduação Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Letras – Licenciatura – com habilitação em Português e Espanhol pela mesma universidade. É professora do Curso Letras Português-Espanhol, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS. Ministra disciplinas da área de língua espanhola, ensino de língua espanhola e estágio obrigatório em língua espanhola. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de espanhol, formação de professores, fraseologia e fraseografia.

  • Andrea Garcia Muniz
Graduada em Letras Português e Espanhol pela UFMS (1998). Mestre em Estudos de Linguagens (2008) e doutora em Letras pela mesma instituição (2020).

  • Cleonice Cândida Gomes
Possui graduação em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2008), em co-tutela com o Institut Nationale des Langues et Civilisations. Trabalhou de 1996 a 2006 na Universidade Católica de Brasília como professora do Curso de Letras. Atualmente, é professora 3 grau da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonologia, morfologia e sintaxe, com trabalhos de descrição sobre a língua balanta.

  • Cleovia Almeida de Andrade
 Mestra pela PUC/SP, atualmente doutoranda na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, (UNICAMP) no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)/Departamento de Linguística Aplicada (DLA), faz parte do grupo de pesquisa MiDiTeS (Mídia, Discurso, Tecnologia e Sociedade).

  • Damaris Pereira Santana Lima
Doutora em Letras, área de Literatura e vida social (UNESP, 2013). Mestrado em Linguística (UnB, 2005) e graduação em Letras, Habilitação em Português e Espanhol (1998), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde atua como docente no curso de Letras, Habilitação Português e Espanhol. Possui experiência em Literaturas de Língua Espanhola, com ênfase em Literatura Paraguai, bem como no ensino de Língua Espanhola, Prática de ensino de Língua Espanhola e Estágio Supervisionado, Coordena o Projeto Latino-américa interdisciplinar: literatura e cultura paraguaia e participa do Núcleo de Estudos Culturais e Comparados (NECC).
  • 3345-7643

  • Daniela de Souza Silva Costa
 Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PR), mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, membro da equipe do Projeto Atlas Linguístico do Brasil – Regional Mato Grosso do Sul – e do Tesouro do léxico patrimonial galego e português – Brasil, pesquisadora nas áreas de Dialetologia, Geolinguística e Lexicografia.

  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
É doutora e mestre em Educação pela USP, graduada em Letras Português e Espanhol pela Unesp, campus de São José do Rio Preto.

  • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
Edgar Cézar Nolasco é professor titular da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Possui mestrado em Teoria da Literatura (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Cultura (PACC-UFRJ). Ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Teorias sem disciplina na Pós-Graduação Estudos de Linguagens. É fundador e coordenador do NECC: NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS COMPARADOS (desde 2009), e editor-presidente dos periódicos do grupo CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (desde 2009). Além de estudioso da obra de Clarice Lispector, tem pesquisado e orientando projetos acerca dos Estudos descoloniais/fronteiriços. É membro efetivo do CONSELHO DELIBERATIVO da ABRALIC- gestão 2023-2024

  • Edna Pagliari Brun
Professora dos Cursos de Letras, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/FAALC-Campo Grande), Graduada em Letras (Licenciatura em Português e Espanhol) e Mestra em Estudos de Linguagens (Linguística e Semiótica: Produção de Sentido no Texto/Discurso) pela UFMS; Doutora em Estudos da Linguagem (Linguagem e Educação: Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de outras Linguagens) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui experiência na área de Ensino, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa, Prática de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa. Formadora de professores, participou dos programas PNAIC e PNEM do Ministério da Educação. Atualmente, é coordenadora do Laboratório de Práticas Pedagógicas em Artes, Letras e Comunicação (Lapalc/Faalc); coordenadora do Curso de Letras Português/PRIL-Capes/Agead, e colaboradora do INEP/MEC. Áreas de estudo e pesquisa: formação inicial e continuada de professores, gêneros textuais/discursivos, engenharia didática, atividade docente, gestos didáticos, macropreocupações docentes, linguagem e tecnologia na educação, ensino e aprendizagem híbridos, material didático, metodologias ativas.
  • 3345-7643

  • Elaine de Moraes Santos
Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), na área de concentração em Estudos Linguísticos e sob a linha de pesquisa Estudos do texto e do Discurso. Possui tanto o Mestrado quando a Graduação em Letras pela mesma instituição e é especialista em História e Cultura dos Povos indígenas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizou estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com participação no Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos (Gepomi/CNPq).Como docente associada da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), na cidade universitária em Campo Grande-MS, atua nos cursos de Letras (modalidades presencial e a distância), na Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Estudos de Linguagens. Lidera o Grupo de Pesquisa Corpo, Sujeito e(em) Discursividades (político)midiáticas (SuDiC)CNPq-UFMS e participa do GT Análise do Discurso da Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Tem interesse em estudos relacionados ao sujeito/ corpo no discurso político-midiático da contemporaneidade, bem como no espaço discursivo ocupado por surdos, mulheres e indígenas, sobretudo nas redes sociais. No campo da extensão, coordena o Laboratório de Revisão de Textos Acadêmicos-Científicos (o Labrev), com projetos ligados às práticas de escrita desenvolvidas no âmbito universitário

  • Elizabete Aparecida Marques
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidad de Alcalá de Henares (Espanha, 2007). Estágio Pós-Doutoral em Fraseologia pela Université Paris 13 (França, 2013), tendo atuado no Laboratório LDI (Lexiques, Dicctionnaires, Informatique). Mestrado em Estudos Linguísticos (2001) e Graduação em Letras, Habilitação em Português e Espanhol (1991), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São José do Rio Preto, São Paulo. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde atua como docente e pesquisadora no Curso de Letras, Habilitação Português e Espanhol, e nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e Letras. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: fraseologia, fraseologia cognitivo-contrastiva, fraseografia e ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (espanhol). Coordenadora do Grupo de Trabalho em Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia (GTLEX) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Linguística e Letras (ANPOLL), no biênio 2021-2023. Atual Chefe da Editora UFMS.

  • Fabiana Poças Biondo Araujo
Graduada e Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

  • Flávio Adriano Nantes Nunes
Possui graduação em Letras – Habilitação Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialização em Língua e Cultura Espanholas pela Universidad Complutense de Madrid. Mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Letras (Teoria e Estudos LIterários) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus São José do Rio Preto.

  • Geovana Quinalha de Oliveira
É doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Mestrado em Letras, com ênfase em estudos literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

  • Geraldo Vicente Martins
Geraldo Vicente Martins é licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade de Sorocaba (1996), mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). No estado de São Paulo, atuou nas redes pública e particular de ensino no estado de São Paulo, nos níveis fundamental e médio, e também em universidades particulares, em diversos cursos. Desde 2009, é docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, nos Cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – Mestrado e Doutorado. Tem experiência em Língua Portuguesa e Linguística, dedicando-se principalmente às seguintes áreas: teoria e análise linguística, semiótica discursiva, estudos de língua portuguesa e literatura.

  • Luciene Paula Machado Pereira
Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2022), área de concentração em Linguagem e Educação. Possui graduação em Letras (2005) e mestrado em Estudos de Linguagens, área de concentração Linguística e Semiótica (2009), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua em disciplinas da área de Língua Portuguesa e Linguística, incluindo Práticas de Ensino e Estágios.

  • Lucilene Machado Garcia Arf
Doutorado em Teoria da literatura – UNESP (São José do Rio Preto) com estágio na Universidad Complutense de Madrid. Mestrado em Estudos literários – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Graduação em Letras/Inglês/Espanhol. Especialista em Língua e cultura espanhola pela Universidade Complutense de Madrid.

  • Marta Francisco de Oliveira
Doutora em Letras, Estudos Literários, pela Unesp – Assis, pesquisando a obra de Clarice Lispector (2016). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da FAALC/UFMS (2020); Mestrado em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Três Lagoas CPTL (2005). Graduada em Letras Português/Espanhol pela UFMS (1998). Graduada em Letras Inglês (UNIGRAN, 2022). Especialista em Língua e Literatura Espanhola, com certificação pela Agencia Española de Cooperación Internacional, AECI, foi bolsista do programa Becas da AECI, em Madrid, e no Curso para Experto en Lengua y Literatura Española em Madrid, Espanha. Curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa (Estácio, 2022). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Leitores e leituras na contemporaneidade e Crítica Feminista e Autoria feminina: memória, cultura e identidade. Possui cursos com certificados verificados pela HarvardX nos cursos de Urban101x: CitiesX: The Past, Present and Future of Urban Life; Hum3.ox: Shakespeare Life and Work; e HUM12x: Masterpieces of World Literature. É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), curso de Letras; professora credenciada no PPGEL/FAALC. Atua principalmente em pesquisas envolvendo literatura, língua espanhola, ensino de línguas e literatura hispano-americana. É autora dos livros “Que quer dizer cultura?” – Uma leitura de A hora da estrela, de Clarice Lispector, resultado da dissertação de mestrado, e do livro “Clarice Lispector – a poética de um (in)certo exílio”, resultado da tese de doutorado.

 


  • Monica Alvarez Gomes
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Potuguês-Latim (1993), graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , Português-Francês (1998), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Realizou estágio pós-doutoral na UFMS. Foi professor adjunto substituto doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor assistente substituto da Escola Naval, professor assistente do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, professor assistente da Universidade do Grande Rio , professor assistente da Universidade Veiga de Almeida, professor titular do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo e professor doutor visitante no Programa de Mestrado em Língua Portuguesa na Universidade Federal da Grande Dourados. A partir de 2015, passou a atuar como Professor Adjunto na UFMS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: semântica, história da língua, Latim, argumentação e análise do discurso.

  • Patricia Graciela da Rocha
É professora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS/Campo Grande-MS desde 2009 atuando como professora de Língua Portuguesa, Linguística e Práticas de Ensino nos cursos de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da mesma IES orientando pesquisas na linha de “Linguagens, discursos, ensino e mundialização”. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociolinguísticas, Decolonialidade e Ensino de Línguas – Coletivo POSLIDEN – na UFMS. Possui graduação em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI (2003), Pós-Graduação/Especialização em ensino/Aprendizagem de Línguas-Espanhol pela UNIJUI-RS (2005), Mestrado em Linguística (bolsista CNPq – 2008) pela UFSC na área de Variação Linguística e Ensino e Doutorado na mesma área e instituição (2012). Fez estágio pós-doutoral na Universidad Autónoma Metropolitana (México/2020) na área de Políticas Linguísticas sob supervisão do Prof Dr Rainer Enrique Hamel. Tem experiência em docência na Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola.

  • Ramiro Giroldo
Mestre em Estudos de Linguagens (UFMS). Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP).

 


  • Regiane Coelho Pereira Reis

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/2013) e mestre em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2006).


  • Rony Márcio Cardoso Ferreira
Doutor em Literatura (Literatura e Práticas Sociais), na linha de pesquisa Estudos Literários Comparados, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Estudos de Linguagens (Teoria Literária e Estudos Comparados) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras – Licenciatura – Habilitação em Português/Espanhol pela mesma Universidade.

 


  • Sueli Maria Ramos da Silva
Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul na FAALC, Curso de Letras. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL- UFMS). Membro do GT de Semiótica da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística). Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Estudos Semióticos de Mato Grosso do Sul – SEMIOMS, do(a) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa: Semiótica: modelos teóricos e descritivos (USP). Doutora em Semiótica e Linguística geral – FFLCH-USP (2012); Mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP (2007); Graduação em Letras nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica Discursiva e seus desdobramentos sensíveis e tensivos, com ênfase na análise de discurso religioso e de divulgação religiosa.

  • Suzana Vinicia Mancilla Barreda
Licenciada em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Educação pela mesma instituição e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. É professora Associada da FAALC/UFMS, atua na formação inicial de professores na área de Letras com o ensino de língua espanhola (castelhano) como segunda língua/língua de fronteiras; Fundamentos e Prática de ensino de línguas. Desenvolve pesquisas em línguas de fronteiras, interculturalidade, políticas linguísticas, translinguagem e decolonialidade. Participa do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON), do Grupo de Pesquisa Fronteira e Imigrações (UFMS/CNPq) e do Observatório da Rota Bioceânica (UEMS/CNPQ). Compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação de Estudos de Linguagem (PPGEL/FAALC/UFMS) https://lattes.cnpq.br/2397050954381394