Exposição Online Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS

Postado por: Renan Brito

Acadêmicas da FAALC do curso de Artes Visuais: reflexões/contribuições que ultrapassam os muros da universidade

 

A Exposição Online Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS tem por intuito difundir e valorizar a arte regional produzida por mulheres, propondo um diálogo entre as produções musicais e o desenvolvimento de experiências significativas em arte/cultura para todos os públicos. A exposição será permeada pelas músicas e mini biografias dessas cantoras e musicistas do cenário sul-mato-grossense, mostrando toda a diversidade que está presente nessa rica cultura. Contando com mais de 60 artistas, como as pioneiras Beth e Betinha, Delinha, Helena Meirelles, e as mais contemporâneas SoulRa, Negabi, Sampri, entre várias outras. Além de dialogar diretamente com as contas do Instagram e do Facebook, por onde serão propostas atividades vivenciais e novos conteúdos da exposição, sigam @mulheresnamusicadems para ter acesso a essas informações.

O projeto surgiu da disciplina de Estágio Obrigatório em Artes Visuais em espaços de Educação não formal do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAALC-UFMS), a partir da qual as acadêmicas Amanda Mamede e Maria Carolina Rodrigues, sob a orientação da Professora Dra. Simone Rocha de Abreu, realizaram reflexões sobre educação no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul. Destas reflexões nasceu a curadoria, desenvolvida em parceria com os profissionais do museu, da exposição Online Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS com o intuito de difundir, ampliar e repensar a exposição Dó-Ré-MIS Mulheres Cantoras de MS, que está suspensa por tempo indeterminado devido ao atual cenário da covid-19 e a necessidade do distanciamento social. Nesse contexto, configura-se a exposição online/virtual, na intenção de aproximar arte, museu e público apesar do momento em que vivemos, onde a educação foi pensada durante todo o processo.

Para Amanda e Maria Carolina, idealizadoras do projeto, é extremamente importante pensar e viabilizar outros caminhos, para além do museu como espaço físico, considerando as adversidades encontradas por muitas escolas públicas, principalmente no que diz respeito à dificuldade do deslocamento desses alunos até os museus. O ambiente online/virtual traz uma nova possibilidade de acesso a essas ações culturais.

Para a professora Dra. Simone Rocha de Abreu, orientadora do Estágio, fica a alegria de poder vivenciar o que Paulo Freire apontou em Pedagogia da Autonomia ao dizer que o ensino válido resulta em um aprendizado em que o aprendiz se torna capaz de recriar ou de refazer o ensinado, quando o autor aponta a posição ativa do discente no processo de ensino/aprendizagem.

As cantoras e musicistas que ainda não fazem parte da exposição, mas que também gostariam de participar, podem enviar um e-mail para mulheresnamusicadems@gmail.com com um resumo da sua atuação musical, juntamente com suas redes sociais, para que seu trabalho seja incluído à plataforma.

A exposição possui apoio do Museu de Imagem e do Som de MS, da Fundação de Cultura de MS e da UFMS.

Link para acesso à exposição: https://mulheresnamusicadems.tumblr.com/

Links para acesso às redes sociais da exposição:

https://www.instagram.com/mulheresnamusicadems/

https://www.facebook.com/mulheresnamusicadems/