MADI – Mostra de Arte Digital – 7ª edição

MADI – Mostra de Arte Digital – 7ª edição
Dias 04 e 05 de outubro de 2025
Horário: 9h às 21h
Espaço Cultural Casarão Thomé – Rua 14 de julho, 3169 – centro
Evento gratuito
MADI nas redes:
@madi_ufms
e-mail: madi.ufms@gmail.com
A MADi – Mostra de Arte Digital – 7ª edição, evento aberto e gratuito, tem a intencionalidade de reunir, fomentar e formar artistas-pesquisadores, bem como aproximar a comunidade das linguagens artísticas inseridas nas tecnologias e suas reflexões. Inserida no contexto da arte contemporânea, a Mostra pretende proporcionar uma relação mais próxima com o público, estimulando o olhar crítico sobre as tecnologias e seus efeitos sobre a socieade, por meio de programa educativo formado pelas seguintes atividades: exposição de arte, oficinas, rodas de conversas e diversas apresentações ao vivo nas linguagens da performance, música eletrônica e projeção mapeada de vídeo.
A idealização e coordenação do evento é da professora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS, Dra. Venise Paschoal de Melo, e do Grupo de Pesquisa Arte, Tecnologia e Sociedade (CNPq/FAALC/UFMS), tem como produtores os alunos e alunas do curso de Artes Visuais Bacharelado/UFMS e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte PROECE/UFMS e do Espaço Cultural Casarão Thomé.
A MADI – Mostra de Arte Digital – 7ª edição exibe produções inseridas no contexto da Arte e Tecnologias eletrônico-digitais, sendo diversas proposições inseridas nas linguagens da videoperformance, videoinstalação, videoarte, instalação interativa, realidade aumentada, realidade virtual, glitch arte, inteligência artificial, projeções mapeadas, dança, música eletroacústica, paisagem sonora e música experimental.
As atividades que compõem o evento apresentam as possibilidades e processos de inovações tecnológicas por meio da arte e são as seguintes:
1. A Mostra de Arte – apresenta produções de pesquisadores do grupo de Pesquisa Arte, Tecnologia e Sociedade (CNPq/UFMS), professores e alunos do curso de Artes Visuais bacharelado (UFMS), professores e alunas do curso de Música (UFMS) e artistas convidados. São mais de 30 artistas participantes, sendo 8 obras executadas ao vivo, na forma de performances, dança, música experimental, música eletroacustica e videomapping.
2. Oficinas de arte e tecnologia: São oferecidas 03 oficinas gratuitamente, com vagas limitadas e inscrição por meio de formulário online (https://forms.gle/cfuq3mfzRKVnY7f86) que objetivam oportunizar um espaço para criação e experimentação de ferramentas práticas, sendo elas:
Videoarte e glitch art do cotidiano ao poético: as narrativas do instante (Ministrantes -Ágatha Silva Scaff Gonçalves, Juno Caires da Rocha e Rafaela Lazzari), Vídeos suecados (Ministrante – Thays Baes) e Poéticas da Gambiarra (Ministrante -Nayara Correa).
3. Roda de Conversa – espaço para diálogos e aproximações da comunidade na Arte e Tecnologia. Serão oferecidas duas Rodas de Conversa:
04 de outubro: Experimentação musical e mediação tecnológica, participantes Prof. Dr. William Teixeira, Ingrid Yamazato e Mariana Terena, com mediação de Me. Julian Vargas Cubillos.
05 de outubro: Arte como mediação social: travessias para letramentos digitais possíveis, participantes Prof. Dr. Josemar de Campos Maciel, Prof. Dr. Joaquim Sérgio Borgato e Ma. Francielle Gadotti, com mediação da Profa. Dra. Venise Paschoal de Melo.
4. Performances ao vivo de música experimental, eletroacústica, eletrônica e videomapping.
PROGRAMAÇÃO GERAL
04 de outubro (sábado)
9h às 21h – Mostra de Arte Digital
9h às 12h – Oficinas
– Videoarte e glitch art do cotidiano ao poético: as narrativas do instante (Ágatha Silva Scaff Gonçalves, Juno Caires da Rocha e Rafaela Lazzari)
– Vídeos suecados (Thays Baes)
14h às 16h – Oficina
– Poéticas da Gambiarra (Nayara Correa)
16h30 – Roda de Conversa
“Experimentação musical e mediação tecnológica” – William Teixeira, Ingrid Yamazato e Mariana Terena, Mediação: Julian Vargas Cubillos
19h30 – Performances – GESTOS SONOROS
– Hans Tutschku – Die zerschlagene Stimme (A voz estilhaçada)
– Em louvor das sombras – Ingrid Yamazato
– Jonathan Harvey – Advaya (William Teixeira, violoncelo)
– Reverbera! – William Teixeira, Sinapse Cia de Dança e Coletivo Entre Nós
– IEmo ́u Ihunóvoti (A Voz do Vento) – Mariana Terena
05 de outubro (domingo)
9h às 21h – Mostra de Arte Digital
9h às 12h – Oficina
– Videoarte e glitch art do cotidiano ao poético: as narrativas do instante (Ágatha Silva Scaff
Gonçalves, Juno Caires da Rocha e Rafaela Lazzari)
– Vídeos suecados (Thays Baes)
14h às 16h – Oficina
– Poéticas da Gambiarra (Nayara Correa)
16h30 – Roda de Conversa –
“ Arte como mediação social: travessias para letramentos digitais possíveis”
Josemar de Campos Maciel, Joaquim Sérgio Borgato e Francielle Gadotti, mediação: Venise
Paschoal de Melo
19h30 – Performance/música eletroacústica:
– Juno Caires – “Para Nunca Mais Voltar” – videoperformance e experimentação sonora
– Bejona, Rafaela Lazzari e Vinícius Batistoti – Videomapping e experimentação sonora
– Vinícius Batistoti e Natália Almeida – Videomapping e experimentação sonora
INFORMAÇÕES SOBRE AS OFICINAS:
VAGAS LIMITADAS
04 E 05 DE OUTUBRO
INSCRIÇÕES PELO FORMULÁRIO
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9f0Ry6no93zfgfTifBLu4JJ1849XTdZZaw7fEon8s1ALKLw/viewform
OFICINA DE VIDEOARTE E GLITCH ART
DO COTIDIANO AO POÉTICO: As narrativas do instante.
04 e 05 de outubro
9h às 12h
Ministrantes:
Ágatha Silva Scaff Gonçalves (Bacharela em Artes Visuais/FAALC/UFMS e Mestranda Estudos
Culturais -PPGCULT/UFMS)
Juno Caires da Rocha (Graduanda Artes Visuais/FAALC/UFMS)
Rafaela Lazzari (Bacharela em Artes Visuais/FAALC/UFMS)
Carga horária: 6h
Número de vagas: 15
Público-alvo: Público em geral.
A oficina convida os participantes a mergulharem no universo da Videoarte e da Glitch Art, explorando sua importância histórica e cultural como linguagem que rompe fronteiras entre arte, corpo e tecnologia. A partir de uma abordagem teórico-prática, os participantes serão estimulados a experimentar possibilidades criativas com recursos acessíveis, transformando o celular em instrumento artístico e o cotidiano em matéria poética para criação em vídeo.
OFICINA VÍDEOS SUECADOS
04 e 05 de outubro
9h às 12h
Ministrante: Thays Baes
Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac, é professora de na Escola Estadual General Malan.
Carga horária: 6h
Número de vagas: 8
Público-alvo: adolescentes, jovens e adultos Com proposta de produção com baixo custo, utilizando materiais improvisados, valoriza o processo artístico e a criatividade. A oficina surge da necessidade de oferecer aos participantes uma experiência prática de produção audiovisual acessível, divertida e colaborativa, incentivando a expressão artística, a leitura crítica da mídia e o trabalho em equipe.
DAS 14H ÀS 16H
OFICINA POÉTICA DA GAMBIARRA
04 e 05 de outubro
14h às 16h
Ministrante: Nayara Correa
Graduanda em Artes Visuais – Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Carga horária: 4h
Número de vagas: 8
Público-alvo: adolescentes, jovens e adultos
A oficina propõe a criação artística com lixo eletrônico através da prática das gambiarras. Os participantes serão convidados a questionar os modos de consumo capitalista, a obsolescência programada e as fronteiras entre tecnologia, natureza, corpo e cultura, fazendo da arte um lugar da práxis da crítica social e reinvenção coletiva.
ALGUMAS OBRAS QUE INTEGRAM A MADI





Texto:
Venise Paschoal de Melo
