Live sobre uso do barro em sala de aula será realizada nesta quinta-feira

Postado por: BIANCA TOBIN

Por meio do projeto de extensão Espaços da Arte na Educação será realizada amanhã, 30, às 18h, a palestra online “As possibilidades do barro na sala de aula”. O assunto será abordado pela professora do curso de Artes Plásticas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Flavia Leme.

A temática será dividida em dois eixos. O primeiro intitulado “O barro enquanto uma epistemologia ancestral” e, o segundo, “Análise de conjuntura do barro: a experiência de licenciandos da UEMG”. “Relacionarei alguns mitos de criação, onde o barro é a matéria plástica por meio do qual os seres humanos foram criados, com possíveis atividades em sala de aula com os estudantes, como forma de fazer alguns resgates de conhecimentos que são inerentes a todos. Apresentarei também alguns relatos de experiência de licenciandos do curso de Artes Plásticas da Escola Guignard, UEMG, com o barro em sala de aula, dentro da realidade territorial e socioeconômica sudestina”, explica a professora da UEMG Flavia Leme.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Rozana Valentim, serão abordados na palestra a cerâmica e o barro como possibilidade de criação e desenvolvimento de conhecimentos. “Vamos discutir as dificuldades que podem ser vividas pelos professores de arte ao trabalhar com o barro, enquanto produção artística em sala de aula, com crianças e jovens; dificuldades como: a ideia de que essa prática causa sujeira e desorganização da aula; falta de conhecimento de artistas e até o desconhecimento da potência que se apresenta no barro”, acrescenta.

Espaços da Arte na Educação

O objetivo do projeto é proporcionar o diálogo e a integração entre acadêmicos do curso de Artes Visuais, professores de arte da educação básica e pesquisadores da área. A finalidade é ampliar a compreensão sobre a construção de práticas pedagógicas relacionadas às distintas linguagens visuais, propondo conversas temáticas.

A professora Rozana Valentim informa que a programação foi criada para dialogar com as linguagens artísticas e as possibilidades de ensino na escola. Desde a primeira edição, em 2018, o projeto é focado em professores de arte da educação básica. “É uma relação fundamental para entendermos e atendermos a formação de professores de arte. Inclusive é nosso objetivo, propor o diálogo entre os diferentes níveis de ensino e construir conhecimento a partir dessa proposição”, destaca.

A programação inclui lives semanais com variadas temáticas e está disponível no site do projeto. O evento é realizado por meio de parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação, o curso de Artes Visuais e o Pibid da UFMS.

Para participar da palestra acesse o site, as transmissões serão realizadas no canal do Espaços da Arte na Educação. Dúvidas podem ser encaminhadas para espacosdaarte.faalc@ufms.br .

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo na Agecom)