Novos espaços expositivos do curso de Artes Visuais são apresentados no Festival Mais Cultura 2021

Postado por: BIANCA TOBIN

Como parte do Festival Mais Cultura, no dia 28, às 17h30, será realizada a exposição “Novos espaços expositivos de Artes Visuais”. A exposição apresentará quatro novos espaços, localizados no bloco 8. Os espaços serão destinados a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para promover a difusão cultural no campo das artes visuais e a produção da Universidade.

O primeiro está localizado no corredor do primeiro andar, possui três novos painéis que irão atender à produção discente dos laboratórios de pintura, gravura e arte e tecnologia digital. O segundo no corredor do subsolo do prédio, abrange uma vitrine auto iluminada destinada para exposição de fotografias.

Por fim, foram criados dois novos espaços com status de laboratório. A Galeria de Artes Visuais, um espaço neutro com iluminação balanceada e paredes de construção seca.  E o Núcleo de Publicações Lídia Baís, um espaço de trabalho e exposição, com bancadas, displays e equipamentos gráficos, que produzirá catálogos e publicações artísticas, além de exposições futuras.

Os espaços foram criados em conjunto entre os docentes do curso. A criação foi possível em decorrência da pouca circulação de pessoas nos corredores. “Um ponto interessante a ressaltar é o uso de materiais prestes a serem descartados e/ou materiais pré-existentes na construção desses novos espaços; embora tenha sido necessária a compra de tintas, insumos de elétrica e miudezas, tivemos como premissa a ‘metarreciclagem’ sempre que possível”, destaca o professor de Artes Visuais e um dos organizadores da exposição Sérgio Bonilha.

A exposição dos novos espaços no Festival Mais Cultura é denominada “21×21 – fim do mundo”, uma proposta do grupo de pesquisa Pensar o Desenho em parceria com o grupo de estudos GARe. Segundo o professor, a exposição irá abordar a experiência da pandemia. “A plataforma utilizada para montar o espaço virtual onde acontece a exposição é o Mozilla Hubs, que permite a comunicação por áudio e texto entre visitantes; o espaço modelado para a exposição virtual simula o painel expositivo do corredor térreo do Bloco 8. Adicionalmente, os demais espaços, novos, serão apresentados no dia 28, em panoramas feitos com fotografia 360°”, esclarece.

No site proece.ufms.br/maiscultura é possível conferir a programação completa, bem como os links de transmissão e de inscrição em outras atividades. As atividades são gratuitas e abertas a todos.

 

Núcleo de publicações Lídia Baís

Novos painéis expositivos do primeiro andar

Vitrine Fotográfica