Projeto do Curso de Jornalismo concorre ao Prêmio EBC de Combate à Desinformação
O projeto intitulado “Combate à desinformação e fake news: agência regional de checagem de fatos e produção de jornalismo científico” destaca as ações realizadas pela Agência Laboratorial Veracidade do curso de Jornalismo. Coordenada pelas professoras Tais Fenelon e Katarini Miguel, a iniciativa recebeu financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) e possui sete estudantes bolsistas e voluntários.
“O diferencial do projeto é ampliar o senso crítico de estudantes e pessoas que nos acompanham no Instagram @agenciaveracidade sobre como as plataformas digitais atuam hoje como meios de acesso à informação e como os algoritmos manipulam a percepção sobre temas do cotidiano e influenciam nas nossas opiniões”, destaca Tais. “Com recursos da Fundect-MS, o projeto envolve bolsistas de graduação e pós-graduação na área da comunicação, desenvolvendo conteúdos de checagem de fatos e informativos. Ver o projeto na lista de pré-aprovados na primeira fase para o Prêmio EBC de Combate à Desinformação mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.
Essa iniciativa está entre os três trabalhos desenvolvidos da UMFS que passaram para a próxima fase do Prêmio EBC de Combate à Desinformação. Os projetos estão entre as 76 iniciativas de todo o Brasil selecionadas para a etapa de avaliação por uma comissão julgadora da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e vem contribuindo para o enfrentamento à desinformação no Mato Grosso do Sul. Além de estimular a busca por informações confiáveis, o projeto também enriquece a trajetória dos estudantes envolvidos no processo. Com o olhar atento às notícias que circulam nas redes sociais e com a formação sobre a checagem de dados, os estudantes se destacam.
O público pode tirar dúvidas ou sugerir pautas a serem checadas na Agência Veracidade. Para participar, basta enviar a sugestão pelo e-mail agencia.veracidade@gmail.com ou por mensagem nas redes sociais.
Mais informações: