Projetos de Extensão de Música

PCIU! – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS – 2020

COORDENAÇÃO | Ana Lucia Iara Gaborim Moreira

RESUMO | O PCIU – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS – é uma proposta de educação musical pelo canto coral. O grupo iniciou suas atividades em julho de 2013, com 20 crianças de 06 a 12 anos, a partir da pesquisa de doutorado da regente/coordenadora Ana Lúcia Gaborim. Aos poucos o trabalho cresceu e atualmente temos cerca de 150 participantes no projeto, que se dividem nos grupos PCIUzinho (5 anos), PCIU infantojuvenil (iniciantes), PCIU Alfa (veteranos), PCIU Mais (adolescentes) e PCIU Master (pais de coralistas). 


Circulação da Escola de Música da UFMS

Circulação da Escola de Música da UFMS: Etapa II

RESUMO | Este projeto visa fomentar a vivência musical de crianças, jovens e adultos, pela realização de apresentações artísticas e oficinas de ensino musical a distância, bem como atividades on-line de curta duração (workshops, open classes, master classes, mini-cursos, performances on-line), promovendo a ampla circulação do conhecimento musical e artístico da UFMS na cidade de Campo Grande e arredores, gratuitamente. O projeto é vinculado à Escola de Música da UFMS, um programa de extensão que desde 2018 atende à comunidade e ao mesmo tempo oportuniza a participação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música da UFMS como professores – uma vivência didática que tem a supervisão dos Mestres e Doutores do curso. Já o Projeto Circulação da Escola de Música da UFMS (ProCEM) se iniciou no ano de 2020, e inicialmente estavam previstas aulas e oficinas presenciais, bem como apresentações artísticas ao vivo. Contudo, com a situação de pandemia, foi necessário reformular o projeto: os professores precisaram adaptar sua metodologia e materiais didáticos, de forma que passamos a oferecer as aulas de instrumento musical e técnica vocal em modo remoto (à distância); as oficinas esporádicas se transformaram nas atividades on-line e as apresentações artísticas se converteram em lives nas plataformas de videoconferência e redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube).


CanteMus – Laboratório da Voz 2020

COORDENAÇÃO | Ana Lucia Iara Gaborim Moreira

RESUMO | O CanteMus consiste em uma proposta de produção, pesquisa e divulgação da música vocal existente desde 2017. No que tange à produção, o CanteMus integra a prática vocal em grupos com diferentes perfis: o coro feminino, o coro de pessoas idosas e o coro de estudantes de Música. Nesses grupos, são trabalhados princípios de técnica e saúde vocal e sua aplicação ao repertório – devidamente pesquisado e preparado de acordo com o perfil e as condições de cada grupo.

Cada ensaio é um momento de aprendizado para os participantes, sendo que entre eles temos acadêmicos do curso de Música que atuam como cantores (coralistas/solistas), regentes ou instrumentistas acompanhadores – ou seja, aprendem na prática como se realiza o trabalho com grupos vocais. Mas além do aprendizado propriamente musical, a participação em um coro também traz uma série de benefícios cognitivos e psicossociais aos seus participantes.

Os grupos realizam apresentações públicas frequentemente, bem como workshops de saúde vocal, demonstrando os resultados do trabalho em eventos da UFMS e fora dela. Nessas apresentações, temos contato direto com o público, e dessa forma também alcançamos reconhecimento enquanto grupo artístico em nosso Estado. Por fim, destacamos as atividades acadêmicas do projeto, que constituem trabalhos sobre o CanteMus apresentados em congressos pelo Brasil.


Movimento Trombone Didático UFMS

COORDENAÇÃO | Jackes Douglas Nunes Angelo

RESUMO | O programa acadêmico de extensão “Movimento Trombone Didático UFMS” surgiu a partir da ampliação de outros três projetos realizados na Universidade. Composto por ações de especificidades diferentes, é executado por dois docentes e seis estudantes, voltados à consolidação do ensino e da performance musical do trombone. Os projetos a partir dos quais surgiu o programa “Movimento trombone didático UFMS” foram: Ensino coletivo de trombone, Coral de trombones da UFMS e Encontro de trombonistas de Mato Grosso do Sul, iniciados em 2018. No final de 2019, almejando ampliar as ações na área, o professor Jackes Douglas propôs também a série de concertos Trombone Didático UFMS e o campeonato Jovens solistas MS. “Após a aprovação das atividades como programa acadêmico em 2020 ocorreu a pandemia e com isso estamos adaptando as realizações previstas”, explicou. Por meio do Ensino coletivo de trombone a equipe proporciona a toda a comunidade aulas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, com a pandemia as aulas têm sido realizadas por videoconferência. O Coral de trombones da UFMS trabalha com música de concerto e apresentações públicas, no momento o grupo está adaptando o repertório para gravações e disponibilização dos vídeos nas redes sociais.


Programa Institucional de Extensão Universitária Escola de Música da UFMS

COORDENAÇÃO | Jackes Douglas Nunes Angelo

RESUMO |


Coletivo ARTE&SAÚDE COVID-19 

COORDENAÇÃO | Jorge Augusto Mendes Geraldo

RESUMO | O projeto “Coletivo Arte&Saúde” , da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, aprovado no edital UFMS contra o coronavírus está produzindo vídeos de entretenimento e conscientização para o período de isolamento social.  A ideia inicial era gravar performances individuais dos membros da Banda Sinfônica da UFMS e publicar em plataformas digitais, mas a iniciativa despertou grande interesse e mais professores da Universidade quiseram colaborar. As produções envolvem, além das performances, eventos, roteiros culturais e indicações de música, poesia e literatura on-line gratuita. A parceria com os cursos de saúde garante vídeos com dicas de prevenção à Covid-19 e saúde em geral. Técnicos-administrativos, egressos e músicos da comunidade externa também participam das produções.


Ensemble BACH 21 – Música brasileira para voz e viola caipira

COORDENAÇÃO | William Teixeira da Silva 

RESUMO | O projeto Ensemble BACH 21 – Música brasileira para voz e viola caipira fundamenta sua prática não apenas em uma rica tradição que esse instrumento possui dentro da cultura brasileira e sul-mato-grossense, mas também como aspecto fundamental da constituição de uma cultura acadêmica e de uma identidade comunitária para toda a Universidade, tornando-a parte da própria teia cultural de seu contexto político-social.

A partir desse movimento de democratização espera-se uma expansão da apreciação do repertório proposto, além da expansão do próprio repertório a partir de novas composições, arranjos e demais experimentações que estendam as possibilidades da viola caipira em possíveis combinações com a voz.