Projetos de Graduação de Letras
Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
COORDENAÇÃO | Edna Pagliari Brun
RESUMO |Este subprojeto tem como base o trabalho com a língua portuguesa desenvolvido por acadêmicos de Letras ainda nos primeiros semestres do Curso. Assim, as atividades propostas coadunam com o aprimoramento do uso da língua e do desenvolvimento da competência discursiva tanto dos alunos da Educação Básica como dos professores em formação inicial. Para tanto, está ancorado no trabalho com dispositivos didáticos, alicerçado em metodologias ativas que preveem a integração das TICs ao trabalho didático com língua portuguesa, ao buscar relacionar a didatização dos eixos de ensino a partir do uso significativo do contexto digital. Nesse sentido, pretende-se privilegiar, além do uso de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, entre outras plataformas/ferramentas digitais, a elaboração e implementação de sequências didáticas produzidas e implementadas pelos professores em formação inicial na escola parceira. As duas metas principais são: 1. Desenvolver posturas investigativas na mobilização de práticas de linguagem na formação de professor de língua portuguesa e de outras linguagens; e 2. Articular as práticas de linguagem aos Campos de atuação Artístico-Literário e das Práticas de Estudo e Pesquisa, focalizados pela BNCC.
Divulgação científica de pesquisas discursivas: resumo acadêmico e comunicação oral em eventos
COORDENAÇÃO | Elaine de Moraes Santos
RESUMO |O objetivo do projeto de ensino é potencializar a prática de divulgação científica de pesquisas discursivas, favorecendo a inserção das acadêmicas e dos acadêmicos na criação e na reflexão acerca dos seguintes gêneros textuais: resumo acadêmico, slide de apresentação, roteiro de apresentação, comunicação ao vivo e comunicação gravada. Para tanto, tomaremos os pressupostos teórico-metodológicos dos Estudos Discursivos Foucaultianos ou da Análise de discurso pecheuxtiana, no diálogo com diferentes perspectivas que fomentam o fazer científico e a escrita acadêmica na área.
Repositório Digital de Produções Discentes: Experiment(o)s: literary(os) & academic(os) – Letras UFMS
COORDENAÇÃO | Elton Luiz Aliandro Furlanetto
RESUMO |
A plataforma funciona como um repositório/portfólio das produções acadêmicas e criativas dos alunos de Letras da UFMS. A princípio o blog aceitava textos de estudantes do curso de Português-Inglês de Campo Grande, mas passamos a aceitar textos dos cursos de Espanhol e de outros campi da UFMS, desde que sejam discentes dos cursos de Letras. Recebemos os textos, fazemos uma curadoria, publicamos no blog e apresentamos as publicações no Instagram do projeto.
Link de Acesso: https://sites.google.com/view/experiments-literary-academic/home
Perfil no Instagram: