Professores do curso de Jornalismo

ALFREDO LANARI DE ARAGÃO

Graduado em Ciência da Computação e especialista em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP/São Carlos). Atuou como professor substituto na UFMS, analista de sistemas para a Fundação de Apoio ao Ensino, Cultura e Extensão – FAPEC, professor de ensino superior na Universidade Católica Dom Bosco e oficial temporário do Exército Brasileiro. Ingressou como Professor Assistente no Campus de Coxim da UFMS em 2008 desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Ciência da Computação – subárea de Metodologia e Técnicas da Computação. Desde 2011 está vinculado ao curso de jornalismo que, atualmente, é um dos cursos oferecidos pela Faculdade e Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS, onde realiza atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de administração. Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFMS.
  • Ramal  3345-7601

DANIELA CRISTIANE OTA

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 2006. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em rádio, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, radiojornalismo, produção radiofônica e fronteiras. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, especificamente em Mato Grosso do Sul na divisa com o Paraguai e com a Bolívia. Diretora Intercom Centro-Oeste, mandato 2015-2017. Membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), mandato 2015-2017.
  • Ramal 3345-7437

FELIPE QUINTINO MONTEIRO LIMA

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com atuação no curso de graduação em Jornalismo. Doutor e mestre em Ciências pela Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realizou estágio de doutorado na Université de Poitiers, na França. Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses (Faesa). Atuou como repórter no jornal A Gazeta, em Vitória (ES). Foi pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
  • Ramal 3345-7601

GERSON LUIZ MARTINS

Professor Titular no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1989) e em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1983). Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Ciberjornalismo pela Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha (2012). Foi professor adjunto do Departamento de Comunicação/Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo – ABEJ, anteriormente Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) – 2004-2008. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da ABEJ (2022 – 2024). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR-UFMS, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa LAICOM da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Coordenador da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologia – Rede JorTec (2023-2024), membro da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa – Renoi. Tem experiência de trabalho e pesquisa em Jornalismo, com ênfase em Ensino de Jornalismo e desenvolve trabalhos de pesquisa sobre os seguintes temas: jornalismo, Ciberjornalismo, ensino de jornalismo, ética jornalística, jornalismo digital, webjornalismo, jornalismo online e avaliação pedagógica e técnica de cursos de Jornalismo.
  • Ramal 3345-7040

KATARINI GIROLDO MIGUEL

Docente no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCom-UFMS). Pós-doutoranda sênior do CNPq no PPGCom-Unesp. Líder do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais em Rede”. Integrante do Grupo Executivo da Rede de Mulheres Cientistas . Coordenadora do GP da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação “Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente”. Mestre em Comunicação pela Unesp/Bauru e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com período de doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madri, bolsista Capes (Programa Institucional Doutorado Sanduiche no Exterior – PDSE). Pesquisadora das epistemologias feministas, com foco nos midiativismos, jornalismos ambiental, com perspectiva de gênero e interseccionalidades.
  • Ramal 3345-7609

LAURA SELIGMAN

Jornalista profissional diplomada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestra em Educação e Doutora em Comunicação e Linguagens. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Coordenadora do Curso de Jornalismo. Líder do grupo de pesquisa Comunicação e Educação Midiática.
  • Ramal 3345- 7148

MÁRCIA GOMES MARQUES

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1990), especialização em Cooperazione e Sviluppo pela Scuola Di Politica Internazionale Cooperazione e Sviluppo(1997), mestrado em Comunicación pela Pontificia Universidad Javeriana(1995), doutorado em Scienze Sociali pela Pontificia Università Gregoriana(2002), pós-doutorado pela Universitat Autonoma de Barcelona(2011) e aperfeicoamento em Educazione Allo Sviluppo pela Università Degli Studi Di Roma La Sapienza(1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Revisor de periódico da Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, Membro de corpo editorial da Âncora – Revista Latino-americana de Jornalismo, Membro de corpo editorial da Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos e Membro de corpo editorial do Líbero (ISSN 2525-3166). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Televisão, Gêneros Populares, Identidade Social, Recepção.
  • Ramal 3345-7606

MARCOS PAULO DA SILVA

Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2. Orienta e leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) e no curso de graduação em Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS). Desenvolveu estágio de pós-doutorado como pesquisador visitante (2022) na School of Journalism da Michigan State University (Michigan, Estados Unidos) com bolsa do CNPq. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (New York, Estados Unidos). Foi Secretário Especial de Comunicação Social e Científica da UFMS (2017). É atual coordenador (2024-2026) e foi vice-coordenador (2022-2024) do GT Estudos de Jornalismo da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). Foi presidente (2019-2021) e diretor científico (2017-2019) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e vice-coordenador (2017-2020) do GP Teorias do Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).
  • Ramal 3345- 7148

MÁRIO LUIZ FERNANDES

Professor Associado com atuação no curso de graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pós-doutorado em Comunicação e Jornalismo (2015) realizado na Universidade do Porto (Portugal). Doutor (2007) e mestre (2000) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (1989) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua nas áreas de jornalismo local, imprensa catarinense, imprensa de Mato Grosso do Sul, ensino de jornalismo, teorias do jornalismo e história da imprensa. Atualmente, desenvolve os projetos de pesquisa Efeitos da Covid-19 no jornal impresso e na televisão de MS; Alteridade na pós-graduação em Comunicação: questões de gênero e raça na trajetória de discentes e egressos nos Brasis preteridos – Norte, Nordeste e Centro-Oeste; Jornal O Iniciador e as origens da imprensa de Mato Grosso do Sul. Coordena o grupo de pesquisa Mídia, Identidade e Regionalidade. Coordena o Portal de Mídia que cataloga mais seiscentos veículos de comunicação de Mato Grosso do Sul entre jornais impressos, emissoras de rádio comercial e comunitária, sites jornalísticos e emissoras de televisão.
  • Ramal 3345-7607

RAFAELLA LOPES PEREIRA PERES

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestre em Comunicação Midiática pela FAAC – UNESP (2009), com pesquisa apoiada pela FAPESP, e doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2011), com pesquisa subsidiada pela CAPES, e bolsa sanduíche CAPES, no LAICOM (Laboratorio de Análisis Instrumental de la Comunicación) da UAB (Universitat Autònoma de Barcelona). Possui experiência na área de Comunicação, Comunicação Visual e Visualidades, com ênfase em Design Gráfico, Design da Informação e Design de Notícia, já desenvolveu trabalhos na área editorial (projeto gráfico e diagramação), de identidade visual, ilustração, fotografia, design de superfície, entre outros. Na conclusão do curso de graduação desenvolveu pesquisa com foco no Design Editorial; no mestrado em Comunicação, se voltou para a imagem e sua interface sensível, com base na semiótica da cultura e; no doutorado realizou pesquisa no campo do Design da Informação, abordando questões relacionadas ao design-aprendizagem, sequências pictóricas de procedimento ilustradas e recepção infantil. Atualmente é professora efetiva do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando nas disciplinas de Comunicação Visual, Laboratório de Design para o Jornalismo, Infografia, Jornal Laboratório, Introdução à Imagem, entre outras; é, também, coordenadora do Projeto de Pesquisa “Pensar visual: interseções possíveis entre o Jornalismo e o Design da Informação” e dos Projetos de Extensão “Práticas de Jornalismo visual em rede” e “Rede Brasileira de Mulheres Cientistas – estratégias de comunicação e mobilização”.
  • Ramal 3345-7436

ROSE MARIA PINHEIRO

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, em Campo Grande. Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS desde 2018. Foi coordenadora do GP Comunicação e Educação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom 2020-2021). Jornalista formada pela UFJF-MG, com especialização em Educação e Comunicação, pela ECA/USP, e mestrado em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP, na área de Educomunicação, e Estágio de Pós-Doutoramento na Faculdade Cásper Libero (bolsa Capes). Sócia fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação). Coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das universidades federais (Cogecom)/ Andifes (2021-2022 e 2024).

SILVIO DA COSTA PEREIRA

Jornalista (UFSC, 1997), Engenheiro Mecânico (UFSC, 1989), Mestre em Educação (UFSC, 2008) e Doutor em Jornalismo (UFSC, 2020). Professor do curso de Jornalismo da FAALC/UFMS. Pesquisador na área de fotografia e jornalismo visual. Trabalhos acadêmicos podem ser acessados em https://ufms.academia.edu/SilvioCostaPereira
  • Ramal 3345-7437

TAIS MARINA TELLAROLI FENELON

Professora do Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordena o Projeto “Combate à desinformação e fake news: agência regional de checagem de fatos e produção de jornalismo científico” com recursos Fundect/MS. Doutora em Comunicação Social pela UMESP. Possui mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), Pós-graduação em Jornalismo e Mídia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Ramal 3345-7548