Grupos de Pesquisa do Curso de Jornalismo

Cotidiano e Noticiabilidade

COORDENAÇÃO | Dr. Marcos Paulo da Silva

RESUMO |O Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade da UFMS decorre de uma ampliação do escopo, das reflexões teórico-conceituais e do âmbito de atuação do Projeto de Pesquisa “Cotidiano e Noticiabilidade na imprensa sul-mato-grossense: interfaces entre jornalistas, assessores e público”. Seu objetivo é realizar e fomentar pesquisas cujos eixos temáticos se articulem entre dois conceitos que denominam o grupo de pesquisa. Visa-se agregar jovens pesquisadores em nível de pós-graduação e estudantes com projetos de iniciação científica, além de pesquisadores sêniors.


Estudos de Televisão

COORDENAÇÃO | Drª Taís Marina T Fenelon

RESUMO | Grupo de pesquisa CNPq – Este grupo de estudos tem como objetivo discutir teoricamente assuntos relacionados à Televisão tanto discussões sobre o conteúdo de telejornais quanto programas de entretenimento. A iniciativa pretende fomentar e estimular os alunos a terem interesse em estudar temas ligados à TV na Iniciação científica e na Pós-Graduação.


Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – Ciberjor-UFMS

COORDENAÇÃO | Dr. Gerson Luiz Martins

RESUMO |O Grupo tem o objetivo de agregar pesquisadores que desenvolvem projetos que investigam temas relacionados a jornalismo e tecnologia, ensino de ciberjornalismo, webjornalismo, jornalismo digital, jornalismo online.


Grupo de Pesquisa em Cultura Midiática, Identidade e Representação Social

COORDENAÇÃO | Dra. Márcia Gomes

RESUMO | Este grupo tem como finalidade consolidar o vínculo entre os seus participantes no sentido de reforçar a dinâmica de trabalho em equipe, e promover a pesquisa orientada à cultura midiática relacionada à construção da realidade social e da identidade sociocultural dos espectadores. As atividades de pesquisa concentram-se na análise de emissão e recepção de produtos da mídia, trabalhando a produção de sentido que se dá no encontro entre texto e receptor. O grupo visa fomentar o interesse, a qualificação e a produção acadêmica sistemática de seus participantes no que tange a esse objeto de estudo.


Comovi – Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais em Rede

COORDENAÇÃO | Drª Katarini Miguel

RESUMO |O GP busca discutir conceitualmente, em reuniões presenciais, online e por meio de escritas coletivas as mobilizações e os ativismos contemporâneos, a partir principalmente da investigação das estratégias de comunicação movimentos feministas e socioambientais, passando pelas práxis do midiativismo, do jornalismo ambiental e com perspectiva de gênero, trazendo a interseccionalidade como abordagem metodológica. Como produtos desenvolvidos há dissertações de Mestrado das pesquisadoras, pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso, além apresentações em Congressos e escritas coletivas das pesquisadoras, apresentadas e publicadas: “Jornalismo, interseccionalidade e as condições de visibilidade das mulheres em Mato Grosso do Sul” e “Desvendando marcadores sociais no jornalismo: a roleta interseccional em casos de violência contra mulheres sul-mato-grossenses”.


Comunicação e Educação

COORDENAÇÃO | Drª Rose Mara Pinheiro

RESUMO | O objetivo do grupo é refletir sobre as relações da Comunicação e Educação no ensino em Mato Grosso do Sul e no país, estimulando o pensamento crítico a partir da discussão sobre textos pré-selecionados de autores e referências na área. A iniciativa é aberta a todos os interessados na ampliação da discussão referente ao jornalismo, à prática em sala de aula, a projetos de ensino, pesquisa e extensão tanto da graduação quanto da pós-graduação.

Diretório do Grupo de Pesquisa- CNPQ


Comunicação e Educação Midiática

COORDENAÇÃO | Drª Laura Seligman

RESUMO |Grupo que desenvolve pesquisas com alunos de graduação da UFMS em parceria com a graduação em Comunicação Social e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atuamos em duas linhas – Cultura das Mídias e Educação Midiática. Pesquisamos as características e usos que a juventude dá às novas mídias, principalmente plataformas de mídias sociais. Na UFMS somos uma professora e seis alunas de graduação. Também somos parceiras da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica. Clique aqui para acessar a rede social do grupo.