Livros – Curso de Jornalismo

Mídia, discurso e linguagem em transformação

 

O livro reúne os resultados de dez anos de pesquisas realizadas por 21 alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da UFMS.  Pesquisas que analisam, fundamentalmente, os discursos e as transformações tecnológicas e de linguagens pelas quais atravessam os meios de comunicação de Mato Grosso do Sul. Essas transformações exigem novos saberes, novas técnicas e ética profissionais sintonizadas com a nova realidade social sobre a qual a mídia elabora suas representações.

 

 

 

 

 


O fotojornalismo em tempos de cultura visual

Desde que o termo ‘fotojornalismo’ foi criado, no início do século XX, fotojornalistas sempre captaram fotografias, sendo eles praticamente os únicos profissionais a produzi-las no contexto da prática jornalística. Neste ambiente, fotos eram voltadas aos veículos impressos, vídeo à TV e áudio ao rádio e à televisão, e em todas as empresas de mídia cada jornalista tinha uma função específica. Mas já desde o fim do século XX, e principalmente a partir do início do século XXI, repórteres passam a fotografar; fotojornalistas começam a gravar vídeos e entrevistar; fotografias são obtidas de vídeos; redações são enxugadas; redes sociais passam a ser fonte de informação sonora, escrita e imagética; veículos jornalísticos se valem de fotos e vídeos feitos por amadores e câmeras de segurança; não é mais possível dizer, a olho nu, se uma imagem foi manipulada; fotografias e vídeos extrapolam os limites do quadro e podem ser vistos omnidirecionalmente… Tudo isso vem sendo impulsionado a partir de mudanças sociais, tecnológicas e culturais mais profundas, que vêm provocando alterações nas práticas e funções de diversas profissões, incluindo o jornalismo.

É a partir da observação desse panorama que o professor Silvio da Costa Pereira se debruça para analisar os atuais percursos de produção e uso de imagens no campo jornalístico. Fruto de sua tese doutoral, o livro busca discutir o cenário principalmente a partir dos veículos que se valem da internet como meio de propagação.

 


Entre Comunicações e Mediações

Em 12 capítulos, o livro Entre Comunicações e Mediações: visões teóricas e empíricas condensa pesquisas de professores e alunos e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação da UFMS, USP e UFRN, desenvolvidos ao longo do projeto de cooperação acadêmica que integrou os três programas, financiado pelo edital Capes/Procad. Cabe destacar a participação do pesquisador mexicano Raúl Fuentes Navarro (Universidade Jesuíta de Guadalajara). Os capítulos dos professores da UFMS são: Da narração do cotidiano ao cotidiano da narração: a noticiabilidade como categoria cognitiva no jornalismo de Campo Grande (Marcos Paulo Silva); Audiovisual de ficção e tematização: as mediações na produção social de conhecimento (Márcia Gomes Marques).

 

 

 

 

 


Comunicação e Mediações

O livro Comunicação e Mediações: novas perspectivas é o segundo editado por pesquisadores da UFMS, USP e UFRN, financiado pelo edital Capes/Procad. Contém 18 capítulos e inclui o convidado especial, o professor espanhol Fernando Contreras. Os capítulos dos pesquisadores da UFMS são: Itinerário para pensar a comunicação em contexto: apontamentos sobre os mapas das mediações, de Martín-Barbero (Márcia Gomes Marques); Mediações e regionalidade do rádio em Mato Grosso do Sul (Daniela Cristiane Ota e Aline de Oliveira Silva); Noticiabilidade e mediação do local: percepção entre jornalistas, assessores de imprensa e leitores de jornais de Campo Grande (Marcos Paulo da Silva e Mara Cristina de Morais Machado); Mediações sobre o interior de MS nas páginas do Correio do Estado (Mario Luiz Fernandes e Ricardo Campos Júnior).

 

 

 

 


Regionalidade e discursos midiáticos: mapeamento e análise em Mato Grosso do Sul

O livro é uma das ações comemorativas dos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A publicação é composta por 12 capítulos escritos por professores e alunos como resultado das principais dissertações do PPGCOM desenvolvidas entre 2017 e 2020.

Organizado pelos professores Mario Luiz Fernandes, Daniela Ota e Taís Tellaroli Fenelon, o livro está estruturado em três eixos temáticos que reúnem estudos sobre a mídia sul-mato-grossense. O primeiro – Contextos midiáticos regionais e fronteira – traz dois capítulos sobre aspectos da programação e mapeamento das emissoras de rádio, um discute a imprensa online fronteiriça como espaço para debate público ou como espaço para a superficialidade, e um analisa o documentário Planuras, sobre o Pantanal.
O segundo eixo temático – Discurso midiático político e social – tem cinco capítulos focados na análise dos discursos da mídia do estado sobre temas como a ditadura militar, conflitos entre indígenas e ruralistas, suicídio, questões de gênero e Educomunicação.

A última parte – Produção midiática, tecnologias digitais e interatividade – com três capítulos, aborda o uso das redes sociais e da tecnologia da comunicação na produção da notícia e na interação com o público do Facebook, no telejornal e em ciberjornais.”

 


Entre Tempos – 30 anos do curso de jornalismo da UFMS

Nascido de uma reivindicação do Sindicato dos Jornalistas, atendida pela universidade, o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, criado em 1989, foi o primeiro do estado e completou trinta anos em 2019. O e-book Entre Tempos: 30 anos do curso de Jornalismo da UFMS é um registro comemorativo à data e narra diferentes aspectos dessa trajetória que tem como alguns de seus componentes mais significativos a formação de mais de 800 profissionais e a criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – também o primeiro do estado – em 2011. Organizado pelos professores Mario Luiz Fernandes e Rafaella Peres, o livro conta com a participação de 24 autores em 16 capítulos. A primeira parte do livro – O ensino do jornalismo – traz, em oito capítulos, não somente aspectos da história do curso, como também do Mestrado em Comunicação e de outros cursos de graduação de Campo Grande. A segunda parte – Expansão e modernização dos meios de comunicação – apresenta, em outros oito capítulos, um expressivo panorama sobre a evolução da mídia de Mato Grosso do Sul nos últimos trinta anos.