Projeto de Extensão de Jornalismo
Práticas de Jornalismo visual em rede
COORDENAÇÃO | Drª Rafaella Lopes Pereira Peres
RESUMO | A convergência jornalística é um fenômeno que impacta a produção de notícias de diversas maneiras e o jornalismo e o design vêm lidando com essas transformações e refletindo sobre suas possibilidades e interferências, na busca por ocupar espaços significativos e incidir positivamente na sociedade. Até o ano de 2021, o site e as redes sociais do curso de Jornalismo eram mantidos e atualizados como parte de um projeto de ensino vinculado à disciplina de Planejamento Visual. Contudo, considerando o potencial social do compartilhamento de informações e produções jornalísticas, propomos esse fazer em um projeto de extensão, com a capacidade de impactar positivamente o conhecimento e a compreensão da área, dos cursos e da própria instituição. O projeto tem, portanto, como objetivo geral manter e atualizar os espaços de comunicação digital do curso de Jornalismo, da Pós-graduação em Comunicação da UFMS, em em situações pontuais a FAALC, divulgando produções, ações e informações construídas no e sobre os cursos e a unidade, para ampliar o conhecimento e o acesso da comunidade interna e externa. O desenvolvimento do projeto tem como guia os processos produtivos do Jornalismo e os processos projetuais do Design, especialmente do Design da Informação e pretende promover um processo de ensino aplicado, a partir da produção colaborativa e consciente de peças comunicativas erigidas em conhecimento teórico e técnico e, que estimulem a produção e o acesso a informações socialmente atentos.
BRAVA
COORDENAÇÃO | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO |A EJ é um projeto de extensão de empreendedorismo que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento local, por meio de ações de comunicação, e proporcionar a prática profissional aos acadêmicos de jornalismo da UFMS. Os produtos e serviços oferecidos tem como foco a criação, gestão e produção de conteúdo para mídias sociais (redes e blogs), na tentativa de aumentar a visibilidade dos negócios dos pequenos empreendedores e dos projetos das organizações do terceiro setor e de movimentos sociais e populares, possibilitando que ingressem nas diferentes plataformas de comunicação digital, ampliem sua comunicação e estreitem os laços com seus colaboradores.
Rede Brasileira de Mulheres Cientistas – estratégias de comunicação e mobilização – Parte 2
COORDENAÇÃO | Drª. Rafaella Lopes Pereira Peres e Drª. Katarini Miguel
RESUMO |O projeto trata do desenvolvimento e consolidação de um núcleo de comunicação para a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC), formada por mais de 4 mil mulheres pesquisadoras, cientistas, docentes e discentes de diferentes universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. As ações estão baseadas em um Plano de Comunicação (disponível aqui: https://mulherescientistas.org/wp-content/uploads/2022/02/relatorio-anual-RBMC-2021-2022.pdf), já elaborado por professoras e alunas do curso de Jornalismo da UFMS, que traz como diretriz a produção de conteúdos sobre a ciência feita por, para e sobre as mulheres brasileiras, pautando a potência da construção de conhecimento com perspectiva de gênero. Para tanto, serão criados materiais de comunicação para diferentes mídias, e divulgados projetos, ações, eventos, publicações de mulheres cientistas na redes sociais da RBMC, no portal institucional; elaborados produtos audiovisuais e sonoros nas plataformas de streaming e desenvolvidas ações de mobilização e engajamento de mais mulheres cientistas e pesquisadoras de todo país.
Prática educomunicativa – Repórter Júnior
COORDENAÇÃO | Drª Rose Mara Pinheiro
RESUMO | Numa sociedade midiatizada e mediada pela tecnologia e os dispositivos móveis, com acelerada multiplicação de notícias falsas, tanto a escola quanto os veículos de comunicação são colocados à prova, impelidos a uma revisão de seus princípios, valores e práticas. Com a aplicação do arcabouço teórico-prático da Educomunicação, com base nos pressupostos freireanos presentes nos estudos do jornalismo, a proposta é uma reflexão sobre o resgate do diálogo e da formação crítica para o exercício de um jornalismo que seja capaz de promover a emancipação de sujeitos. Focada na relação ensino, pesquisa e extensão, a proposta pretende capacitar alunos e professores da rede pública e privada de Campo Grande a trabalharem com as mídias na sociedade contemporânea, por meio da educomunicação, para a redução das notícias falsas e o fortalecimento do processo democrático e participativo. Do ponto de vista empírico, os estudantes são capacitados pela EJ Brava para vivenciarem a prática educomunicativa na cobertura do Integra UFMS.
Jornal na e para a escola: a experiência do jornal laboratório Projétil
COORDENAÇÃO | Drª. Rafaella Lopes Pereira Peres e Drª. Katarini Miguel
RESUMO | Trabalho coletivo inscrito e apresentado de forma presencial e por meio de banners, por estudantes das disciplinas de Jornal Laboratório e Tópicos Especiais em Jornalismo I, repetida nas diferentes escolas indicadas pelo projeto institucional “Vem para a UFMS”. A conversa apresentação o processo de elaboração de um jornal: desde escolha das pautas, redação e elaboração das reportagens, produção fotográfica e de imagens, edição, diagramação, impressão e distribuição e se destina a estudantes do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano), em especial, considerada a complexidade da produção e proximidade de acesso à cursos superiores, a estudantes do ensino médio e da modalidade EJA.
Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito
COORDENAÇÃO | Drª Rose Pinheiro
RESUMO |O presente projeto de extensão trata da conjunção de esforços entre UFMS, Fertel e Detran MS para a construção e veiculação de programas de TV e Rádio voltados à Educação no Trânsito em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Espera-se, como objeto de ação de extensão, ampliar a conscientização e boa convivência no trânsito, com a participação ativa de professores e estudantes da Universidade, com veiculação nos canais institucionais da UFMS, da Fertel e do Detran MS.
Primeira Notícia
COORDENAÇÃO | Dr. Gerson Luiz Martins
RESUMO | Primeira Notícia é um ciberjornal laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É um recurso laboratorial no âmbito das disciplinas de Laboratório de Ciberjornalismo I e Laboratório de Ciberjornalismo II e tem por objetivo aprofundar as competências teórico-práticas dos alunos, desenvolvidas ao longo do curso. Nesta disciplina, assim como neste produto laboratorial, a experiência do Jornalismo – teoria e prática – busca ser convergente: incorpora os saberes apreendidos na prática do texto, do áudio, da fotografia e do vídeo. Acesse aqui o site do projeto.
TJUFMS – Telejornal laboratório do curso de jornalismo da UFMS
COORDENAÇÃO | Drª Taís Marina T Fenelon
RESUMO |O TJUFMS é um telejornal produzido pelos acadêmicos do curso de jornalismo durante a disciplina de jornalismo audiovisual 1 e 2 exibido no YouTube e na TV Universitária da UFMS. O conteúdo é gravado e editado durante a disciplina e aborda temas de jornalismo científico e assuntos do cotidiano. O objetico é proporcionar ao estudante conhecimentos teóricos e práticos sobre o todo o processo de construção de produtos audiovisuais para TV e internet. Desenvolver o pensamento crítico sobre a produção de conteúdo audiovisual atentando-se para temáticas relevantes para a sociedade. Preparar o aluno com informações e práticas sobre o processo de construção da reportagem, entrevista e apresentação de telejornais e programas de TV. Treinamentos e gravações de reportagens e boletins – Práticas de redação de textos, offs, passagens – Práticas de apresentação de telejornais.
Proteção Felina UFMS: educação ambiental e o bem-estar animal
COORDENAÇÃO | Drª Taís Marina T Fenelon
RESUMO | O projeto tem como principal ação interação com a comunidade externa através de ações de conscientização por meio de apresentação de vídeo e palestra sobre o abandono de animais domésticos, controle populacional, posse responsável, zoonoses e outros temas pertinentes, para o público interno, para a população do entorno do campus frequentadores do Hospital Veterinário da UFMS e alunos de Escolas Estaduais e Particulares de Campo Grande. Serão realizadas ações pontuais de conscientização sobre o controle populacional, proteção, denúncia por maus tratos, promoção de noções de educação ambiental e da guarda responsável de animais domésticos para o público interno e externo. O projeto apresentará um vídeo educativo sobre o tema desenvolvido pela Coordenadora da Proposta e professora de Jornalismo, Taís Fenelon, e pela Médica Veterinária e Profa. do Curso de Medicina Veterinária da UFMS, Larissa Hermeto. Serão exibidos na TV Universitária vídeos gravados sobre maus tratos de animais e bem-estar animal, pelos alunos do Curso de Jornalismo da UFMS durante as aulas de Telejornalismo, atingindo um público amplo e massivo. Outras ações do projeto preveem o encaminhamento dos animais abandonados para adoção; incentivo da guarda responsável. A proteção, o controle e o manejo da população de cães e gatos abandonados que circulam pela UFMS, será feita por meio de métodos apropriados do ponto de vista ético e ambiental com auxílio do Hospital Veterinário da UFMS e Centro de Controle de Zoonoses.
Textão Jornalístico: laboratório para publicação das produções do curso de Jornalismo nas redes sociais
COORDENAÇÃO | Drª Laura Seligman
RESUMO |Espaço laboratorial nas redes sociais digitais para divulgação das produções acadêmicas, desenvolvidas pelos alunos e alunas do curso de Jornalismo da UFMS desde 2019, a partir dos perfis de divulgação no Facebook (https://www.facebook.com/textaojornalistico) e no Instagram (@textãojornalistico) para garantir contato com a comunidade externa. A partir de 2023, na nova matriz curricular do curso, está atrelado às disciplinas de Linguagem Jornalística (II e III), reportagem e optativas de natureza textual. As professoras coordenam e um grupo de alunos/as fica responsável pela revisão, publicação e acompanhamento dos textos nas redes sociais, implanta uma identidade visual própria, responde dúvidas e comentários – muito própria das mídias digitais -, e busca formas de ampliar a divulgação e o engajamento do público por meio de imagens e novos recursos midiáticos como vídeos/stories/reels, uso de hashtags e marcações e ademais, implantar um sistema mais autêntico de rotinas produtivas.
Agência Veracidade: enfrentamento à desinformação com checagem de fatos
COORDENAÇÃO | Drª Katarini Miguel
RESUMO | A Agência Veracidade foi criada em uma perspectiva laboratorial, por meio do projeto ” Combate à desinformação e fake news: agência regional de checagem de fatos e produção de jornalismo científico” (chamada Fundect 31/2021) e estabeleceu protocolos de checagem próprios para produção de conteúdos postados, majoritariamente, no perfil @agenciaveracidade pelos bolsistas envolvidos no projeto, com a supervisão das professoras coordenadoras. A Agência demonstrou caráter extensionista ao servir como fonte de informação para o público externo, receber solicitações de checagem de fatos, mobilizar a comunidade no enfrentamento da desinformação, portanto, deve ser continuada para ampliar a atuação de combate às fake news, produzir e difundir informações de qualidade para as redes sociais, além de realizar um trabalho de alfabetização midiática.
Rádio Corredor – uma proposta pedagógica de produção em radiojornalismo
COORDENAÇÃO | Drª Daniela Ota
RESUMO |O projeto Rádio Corredor é desenvolvido com a premissa na qual trabalham ou deveriam trabalhar as emissoras educativas no Brasil, ajudar no desenvolvimento de uma programação alternativa e de qualidade, e ainda representar espaços laboratoriais para o cumprimento das funções pedagógicas. Autores como Deus (2003), Diniz e Maciel (2014) falam que a extensão é um aspecto fundamental de uma emissora educativa, vinculada a uma universidade, e que a participação dos alunos é essencial, pois além de contribuir para a formação do estudante, ao mesmo tempo, serve como espaço para a inovação, criatividade e produção. Desta forma, sendo desenvolvido desde 2005 o projeto visa propiciar que as produções jornalísticas dos alunos dos quinto e sexto semestres sejam divulgadas. Atualmente, o projeto prevê uma parceria com a Rádio Educativa da UFMS para a exibição dos programas que contam com uma hora de duração, com veiculação de notícias e de músicas, em formato ao vivo. Os programas são exibidos às segundas e terças-feiras das 16 às 17 horas, por meio de caixas de alto faltante instaladas no corredor central e por lives em redes sociais.